Animais

Uma Cabra "Ciclope" Está a Desafiar Todas as Probabilidades

Sofrendo de uma doença rara e normalmente fatal, a cabra "milagre" atraiu multidões de espetadores em Assam, ÍndiaThursday, November 9

Por Rachel Brown

Nascido a 10 de maio com um único e enorme olho no centro do focinho, um cabrito sobrevive, surpreendentemente, há vários dias numa aldeia em Assam, Índia.

A doença da cabra, denominada ciclópia, carateriza-se pela falha no desenvolvimento do cérebro na separação dos dois hemisférios. Como resultado, o crânio forma apenas uma órbita ocular.

A maior parte dos casos de ciclópia ocorre nos mamíferos, incluindo os seres humanos, mas, em 2011, foi descoberto um tubarão-negro que tinha uma cria ciclope entre várias crias saudáveis.

Os defeitos genéticos são normalmente a causa do problema, mas a ciclopia também pode ser provocada por toxinas ingeridas pela mãe durante a gravidez. Esta última hipótese foi o que aconteceu no Idaho, onde ovelhas que comeram uma planta que contem um veneno que retarda o crescimento dos embriões vieram mais tarde a parir cordeiros com um só olho durante uma década.

A ciclopia é, normalmente, acompanhada de outras deformidades físicas. Este cabrito também não tem pestanas, pálpebras, um ouvido e vários dentes. O seu maxilar está bastante encurtado e o nariz subdesenvolvido.

Os veterinários locais não têm a certeza da causa exata da doença desta cabra. Fizeram uma previsão de que iria morrer após alguns dias mas a cabra, ainda sem nome, já sobreviveu uma semana ao cuidado de Mukhuri Das, o seu dono.

Ao contrário do que acontecia no mito grego dos ciclopes, que partilhavam o seu famoso traço com toda uma raça, os ciclopes atuais são indivíduos raros.

Muito poucos bebés com ciclopia sobrevivem mais do que alguns dias, pois as deformidades físicas associadas ­— ausência de nariz, cérebro subdesenvolvido ­— são fatais.

Das disse ao  Caters News que a cabra "milagre" atraiu diariamente dezenas de visitantes, alguns vindos até de aldeias vizinhas.

"Acredito que esta cabra vai trazer sorte para o meu lar", afirmou Das.

Veja esta Galeria com alguns dos animais mais raros do nosso Planeta

ver galeria
Continuar a Ler