Animais

As Criaturas que Prosperam na Escuridão das Profundezas

O fotógrafo Ryo Minemizu ilumina as águas para revelar o mundo subaquático secreto do plâncton.Thursday, November 9, 2017

Por Alexa Keefe
ver galeria

Percorra a Galeria acima e descubra alguns dos impressionantes seres que habitam nas profundezas aquáticas.

Entre no oceano e é provável que esteja a nadar entre milhares de pequenas criaturas – larvas de peixe, de polvos, de ouriços do mar, crustáceos – recém chocados e a caminho da maturidade. Em conjunto com plantas e outros organismos, estes seres formam a base da cadeia alimentar marinha, dando e fazendo a sustentação da vida.

O fotógrafo Ryo Minemizu passou 20 anos a mergulhar na costa do Japão, a aperfeiçoar uma técnica patenteada para revelar a beleza intrínseca destas criaturas. A sua série de imagens, The Secret World of Plankton, recentemente ganhou o Nikkei National Geographic Photo Prize.

Traduzir visualmente este mundo secreto, que passa assim de algo quase impercetível a olho nu a retratos coloridos, é um exercício de paciência. Ao pôr do sol depois de uma maré cheia, Minemizu e a sua equipa montam 30 luzes LED com elevados índices de reprodução de cor, em tripés, no fundo do oceano, perto das zonas de reprodução dos peixes migratórios larvais. Depois ele espera algumas horas até que as luzes atraiam os organismos e, dependendo do tamanho, usa ou uma lente macro ou uma grande angular para os fotografar. O tamanho médio de uma larva é entre um e quatro centímetros, estima Minemizu, e algumas chegam ter apenas dois milímetros.

"Estou surpreendido pelas novas descobertas que faço de cada vez que mergulho”, escreve-nos via e-mail. “Também me fascina como estas pequenas criaturas se conseguem adaptar a condições muitas vezes desafiantes. Parecem tão frágeis e, ainda assim, têm os meios para se protegerem de predadores tornando-se transparentes, desenvolvendo uma ‘armadura’ protetora como, por exemplo, barbatanas com a forma de estandartes. Admiro a sua luta pela sobrevivência.”

Minezimu espera que estas fotografias despertem interesse na vida marinha e na importância da sua preservação. “Quero partilhar estas revelações acerca da beleza do nosso mundo subaquático com tantas pessoas quanto me seja possível.”

Pode ver mais fotos de Ryo Minemizu no seu website.

Agora em meio terrestre, descubra O Mundo Subterrâneo das Toupeiras-Nariz-de-Estela, o Comedor Mais Rápido do Nosso Planeta

Continuar a Ler