Animais

O que Acontece Quando uma Cria de Hipopótamo Brinca com um Crocodilo?

Uma cena que podia ter-se transformado numa carnificina toma um rumo surpreendente.Thursday, November 9, 2017

Por Hannah Lang

Nem só de pão vive o homem, e o mesmo sucede com o hipopótamo.

Margrit Harris presenciou-o em primeira mão, quando filmou o vídeo de um hipopótamo a tentar brincar com um crocodilo incomodado e pouco cooperante no Parque Nacional do Huange, no Zimbábue.

O vídeo mostra um jovem hipopótamo a perseguir um crocodilo num bebedouro, até que o réptil foge da água, com o hipopótamo no seu encalço. O vídeo termina com uma manada de elefantes a afugentar o hipopótamo, afastando-o do seu potencial companheiro de brincadeira.

“Foi extraordinário ver este hipopótamo a perseguir um crocodilo aparentemente passivo,” disse Harris, fundadora da organização de vida selvagem Nikela, dedicada ao apoio de conservacionistas.

Enquanto Harris e o seu marido veem um caráter lúdico no comportamento do hipopótamo, muitas das pessoas que assistiram ao vídeo na página de YouTube da Nikela julgaram que o hipopótamo estaria a tentar afugentar o crocodilo.

“Segundo a nossa perspetiva, parecia que ele queria apenas brincar com o crocodilo, e então estava a tentar nadar em seu redor no bebedouro, não o deixando em paz, até que o crocodilo, rendido, acaba por sair da água”, acrescentou.

Uma vez que o hipopótamo não mostrava quaisquer sinais de agressividade, estaria efetivamente apenas a tentar brincar, disse Jen Guyton, uma Exploradora da National Geographic que está a estudar ecologia e conservação de mamíferos em Moçambique.

“Basta passar algum tempo com um cão, por exemplo, para reconhecer o comportamento lúdico deste hipopótamo, uma vez que este tipo de comportamento é muito idêntico entre os mamíferos”, disse a investigadora.

Se o hipopótamo estivesse realmente a tentar afugentar o crocodilo, teria emitido vocalizações e mostrado os dentes, acrescentou.

É invulgar ver um mamífero a brincar com um réptil, uma vez que os mamíferos geralmente brincam com indivíduos da sua própria espécie.

“Possivelmente, não haveria nenhum outro hipopótamo jovem nas redondezas, mas julgo que a explicação mais provável é que, por vezes, os mamíferos brincam com objetos ou animais de outras espécies apenas por pura curiosidade”, disse Guyton.

Antes de ter começado a gravar o vídeo, Harris observou aquele mesmo hipopótamo a brincar com um cano.

É frequente os crocodilos caçarem crias de hipopótamo, mas, por sorte, este animal era grande o suficiente para escapar ao fatídico destino, disse Guyton.

“Caso se tratasse de um hipopótamo fêmea, esta interação poderá ser bastante benéfica de futuro, quando for altura deste animal ter as suas próprias crias, pois poderá então reconhecer o crocodilo como uma ameaça”, acrescentou Guyton. “Tendo brincado com crocodilos enquanto jovem, ela já terá algumas noções de como estes se comportam ou reagem.”

Continuar a Ler