Animais

O 'Brunch' das Mantas: Veja Este Ritual de Alimentação

O singular comportamento alimentar social das jamantas é observado pela perspetiva de um drone.Thursday, November 9, 2017

Por Shaena Montanari

Apesar de estes peixes cartilagíneos terem cerca de 3,7 metros de largura, o comportamento social das jamantas de recife é ainda muito pouco conhecido—até agora.

Numa rara filmagem a partir de um drone, captada por Mark Merkley, ao largo da costa de Ohau, no Havai, o singular e gracioso comportamento alimentar da jamanta de recife é registado com extraordinário pormenor.

“Quando a tecnologia drone surgiu, apercebemo-nos de que as jamantas se comportavam com muito maior naturalidade sem barcos por perto,” diz Andrea Marshall, diretora da Marine Megafauna Foundation e exploradora National Geographic. Ela não esteve envolvida na captação deste vídeo, mas estuda o comportamento das jamantas há mais de 15 anos.

Marshall esclarece que este comportamento de nadar em círculos é uma forma de alimentação social. Os indivíduos vão-se “empilhando” uns atrás dos outros enquanto se alimentam. O indivíduo da frente obtém a maior parte do plâncton, através da filtração da água que vai sorvendo com a sua boca gigantesca. Contudo, as jamantas vão trocando de posição, de forma a que cada uma delas tenha a sua oportunidade na dianteira.

“As jamantas aparentam associar-se de forma muito próxima. Quando se juntam, são animais incrivelmente sociais,” diz Marshall, que acrescenta ainda que estas criaturas não só se alimentam juntas, como também brincam juntas.

Em parte, os agrupamentos sociais de jamantas são intrigantes pois não são, necessariamente, constituídos por grupos familiares. Durante a sua própria investigação, Marshall tem analisado o ADN destes animais, por forma a verificar se eles apresentam algum grau de parentesco e a tentar compreender por que razão passam tanto tempo juntos — podem tratar-se apenas de amigos que cresceram juntos.

Continuar a Ler