Animais

Por Que Razão Esta Cabra 'Vandalizou' Um Escritório

O vídeo, gravado por câmaras de segurança, mostra uma cabra, grande e adulta, a marrar para quebrar portas de vidro.quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Por Sarah Gibbens
Vandalizou' um Negócio Local e Fugiu
Vandalizou' um Negócio Local e Fugiu

Um grupo de jovens foi apanhado a vandalizar um escritório — mas não se trata do tipo de jovens que está a imaginar.

Isto porque as câmaras de segurança filmaram um grupo de cabritos, forma pela qual são conhecidas as cabras mais jovens, a destruir as fachadas de vidro de uma loja em Louisville, Colorado.

Quando os funcionários de uma empresa local chegaram ao trabalho, aperceberam-se de que as portas de vidro do escritório tinham sido partidas pelo lado de fora. Os funcionários, que partiram do pressuposto de que tinham sofrido um assalto, chamaram a polícia, que, imediatamente, analisou as filmagens de segurança.

"Durante 20 minutos, o animal sentava-se e levantava-se para marrar contra um dos vidros, até que o partiu. Depois, foi-se embora, mas voltou e decidiu partir o outro lado também.", contou Greg Cappert, engenheiro da empresa, à FOX 31, a estação local de Denver. "Eu não sei porquê. Acho que foi só para ser má."

Os polícias creem que as cabras tenham vindo de uma quinta situada nas redondezas, mas, por enquanto, os animais ainda estão a monte. As cabras escaparam da captura, deixando para trás apenas alguns dejetos.

O que levaria um animal a marrar contra uma parede de vidro, durante quase meia hora?

NATURALMENTE CURIOSAS

"É provável que o animal o tenha feito por diversão!", diz Susan Schoenian, especialista em ovinos e caprinos da Universidade de Maryland.

A especialista explica que as cabras são naturalmente curiosas e independentes. Enquanto as ovelhas parecem muitas vezes estar satisfeitas no espaço que lhes é dedicado, as cabras, por sua vez, têm mais propensão para tentar escapar. Schoenian acrescenta que os chifres, que crescem tanto nos machos e nas fêmeas, são ferramentas que os animais usam normalmente para testar o que os rodeia. É frequente ver as cabras a marrar contra qualquer coisa que lhes desperte interesse.

"Estes animais têm chifres duros e são muito curiosos, e, por isso, acabam por fazer travessuras.", observa Schoenian.

ORDEM HIERÁRQUICA

As imagens mostram, na realidade, apenas uma cabra a partir o vidro, embora estejam outros animais em segundo plano a passear. O facto de ser o animal de maior tamanho e o de ocupar uma posição de liderança em relação aos outros sugerem que a cabra era realmente um membro mais antigo e dominante do grupo (e, portanto, não era tecnicamente um ‘cabrito’).

Como acontece com muitos animais, as cabras tendem a seguir hierarquias sociais, ainda mais do que algumas outras espécies de gado, sublinha Schoenian.

"Se não ocupam a mesma posição, não se podem juntar à diversão", refere.

Quando lhe perguntaram se a cabra poderia estar a atacar o próprio reflexo, Schoenian explicou que era possível, mas improvável. Enquanto os cães e os gatos são, por vezes, filmados a ladrar contra a sua imagem refletida ou a bater contra ela, eles são predadores naturais, o que significa que podem ver o que está em frente deles muito mais facilmente. As cabras, como uma presa naturalmente evoluída, têm a visão periférica mais aprimorada.

(Saiba mais sobre a visão das cabras)"Será que a visão destes animais é suficientemente boa para verem o próprio reflexo?", perguntou Schoenian, retoricamente. "Não creio."

Continuar a Ler