Animais

Uma Tartaruga Resgatada e um Cão de Companhia Tornam-se ‘Melhores Amigos’

Larry, a tartaruga, encontrou finalmente uma casa segura que incluía um melhor amigo peludo.quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Por Austa Somvichian-Clausen
Larry, a tartaruga, e o seu melhor amigo improvável - Cricket, um cão
Larry, a tartaruga, e o seu melhor amigo improvável - Cricket, um cão

Quando Christine Hill levou os seus filhos a um centro de educação animal em Santa Bárbara, na Califórnia, nunca pensou trazer de volta para casa uma tartaruga adulta.

Mas Larry, a tartaruga-de-esporas-africana, era o mais raquítico do grupo de quatro e estava a ser atacado, de forma selvagem, pelos outros machos do seu recinto, ao disputarem o afeto de uma fêmea.

Quando Hill e os seus filhos viram Larry a ser empurrado, queixaram-se aos seus tratadores, que lhes disseram que estavam a deixar a natureza seguir o seu curso. Hill conseguiu convencer o centro a deixá-la trazer Larry para casa e assim acabar com a perseguição.

Hill descreve-se como uma pessoa apaixonada por animais. Pela sua casa em Palos Verdes, passam muitos animais resgatados, incluindo enguias e lagostas que comprou em marisqueiras para salvar. “Temos cerca de 30 animais em casa”, diz Hill.

Larry, a tartaruga resgatada, desfruta de uma fatia de melancia com a sua companhia canina, Cricket.

“Ao princípio, quando trouxemos o Larry para casa ele estava em modo de autodefesa, a tentar fugir pela vedação a cada oportunidade”, diz Hill.

Mas Hill conseguiu, finalmente, persuadir Larry a ocupar também o interior da casa, onde conheceu o golden retriever da família, chamado Cricket.

“Sei que isto parece um pouco absurdo, mas parecia que estavam a conversar”, conta Hill acerca do primeiro encontro de Larry e Cricket. Hill explicou que o seu cão Cricket se baixou ao nível do Larry, e que foi isso que deixou a tartaruga completamente à vontade, pela primeira vez desde a chegada a sua casa. (Leia sobre as razões porque os cães são tão amigáveis.)

“Desde esse dia que são inseparáveis”, afirma Hill.

Comem lado a lado, dormem juntos na cozinha e passeiam juntos. O ano passado, quando o Larry entrou em hibernação, insistiu em ficar ‘enterrado’ debaixo da cama de Cricket, no quarto de Hill.

Qual deles é a tartaruga? Os animais amigos Larry e Cricket passam tempo juntos no jardim.

As tartarugas-de-esporas-africanas (Geochelone [Centrochelys] Sulcata) são encontradas, em estado selvagem, na orla sul do deserto do Sahara, e têm uma esperança de vida superior a 70 anos. Hill acrescenta que Larry está a desenvolver-se no clima quente e seco do sul da Califórnia.

“É uma criatura engraçada – tem muita personalidade”, diz. “Vem a cambalear pelo corredor para nos cumprimentar quando chegamos a casa. Larry e Cricket são mesmo os melhores amigos.”

Continuar a Ler