Porque é Que Esta Aranha Tem Uma Cauda que Parece um Desenho Animado

Um abdómen com o formato do "Pikachu" pode ajudar esta aranha a "apanhá-los todos".segunda-feira, 13 de novembro de 2017

 

O Pokémon pode não ser real, mas não há dúvidas de que esta aranha existe e aproxima-se muito do desenho animado.

Durante a realização de uma pesquisa nas florestas das Honduras, Jonathan Kolby, explorador da National Geographic, encontrou na natureza o que mais se aproxima do adorado desenho animado Pikachu.

Na costas da aranha Micrathena sagittata, que tem um formato de seta, encontra-se uma marca amarela com dois espigões amarelos compridos e pontas pretas. Ligeiramente mais ameaçadora do que o afável desenho animado está outra fila de espigões, na parte inferior da estrutura que faz lembrar o Pikachu. O resto do corpo da aranha exibe um tom avermelhado vivo, semelhante ao de uma formiga.

Quando Kolby viu a aranha no seu centro de pesquisa, no Parque Nacional de Cusuco, a primeira coisa em que reparou foi no traço caraterístico do desenho animado.

"Os espigões notáveis e salientes existentes na parte traseira despertaram imediatamente a minha atenção", afirmou num e-mail.

Apesar de esta viagem às Honduras ter sido a primeira em que o especialista em anfíbios viu esta espécie de aranha, estes animais com formato de seta podem ser encontrados por toda a América do Norte e são muito comuns nos EUA. No entanto, são difíceis de encontrar porque são muito pequenos. As fêmeas, cujo tamanho é, normalmente, duas vezes superior ao dos machos, crescem até, no máximo, um centímetro (patas incluídas).

As costas em amarelo vivo, que se formam apenas nas fêmeas, costumam chamar a atenção. Os cientistas acreditam que tal pode ajudar a aranha a caçar insetos. Num estudo de 2002 publicado na Ecological Entomology, foi analisada uma aranha australiana preta e amarela semelhante e descobriu-se que o seu abdómen de cores vivas poderá ajudar a atrair presas.

Os investigadores utilizaram um marcador preto para "esconderem" a cor amarelo vivo das aranhas. As aranhas cujas cores tinham sido disfarçadas apresentaram, em média, menos sucesso na caça de presas. Tal como as Micrathenas com formato de seta, as aranhas australianas são predadores "pacientes" que enredam as presas em teias enormes.

Apesar de o amarelo vivo poder atrair as presas, os espigões da aranha afastam os predadores. Kolby explicou que, para animais como as aves, deverá ser difícil engolir estas pequenas criaturas por causa dos espigões.

Quando Kolby encontrou a aranha nas Honduras, a mesma estava a descansar numa teia suspensa acima do solo. Tirou uma fotografia e deixou-a em paz, satisfeito por não "apanhá-los todos".

Continuar a Ler