Animais

Vídeo Incrível Mostra Homem a Voar com Aves

O que começou por ser um esforço de conservação nos anos 90 leva agora os turistas a voarem, planando ao lado de gansos e grous.Wednesday, January 17, 2018

Por Elaina Zachos

Quando Christian Moullec constatou que menos gansos-grandes-de-testa-branca conseguiam migrar da Alemanha para a Suécia em 1995, dirigiu-se aos céus para ajudá-los. Hoje, se o tempo o permitir, plana quase diariamente com as aves.

Sendo meteorologista de profissão, este francês de 58 anos de idade não começou por ser piloto. Mas inspirado por um zoólogo austríaco conhecido como "o homem que caminhava com os gansos", Moullec adaptou uma aeronave ultraleve de dois lugares para voar ao lado de espécies vulneráveis, de forma a orientá-las para uma rota de migração mais segura. Agora, de março até outubro, transporta turistas para voarem com as aves.

Alguns dos seus visitantes viajam mais de 15 horas de avião para um passeio de 35 minutos entre os seus companheiros aviários, avistando frequentemente grous e gansos como as espécies ganso-de-faces-pretasganso-de-faces-brancasganso-de-peito-vermelhoganso-bravo. Os passageiros desfrutam da vista aérea de castelos, desertos, pontes, cidades e montanhas, voando por vezes tão longe até Edimburgo, Escócia e Veneza, Itália.

Moullec tem transportado turistas nestas viagens apenas há alguns anos e os seus esforços de conservação mantêm-se.

Quem são os seus clientes? O que esperam obter desta experiência?

Os meus passageiros vêm dos quatro cantos do mundo e são variados, sobretudo europeus. O voo inspira em mim um enorme respeito pela natureza e consigo passar isso aos meus passageiros. Também existem pessoas com deficiências e pessoas que querem passar um bom bocado a voar com as aves antes de morrerem. Trata-se de uma experiência extremamente espiritual. A coisa mais magnífica do mundo é voar no céu com os anjos que são as aves.

Como é que começou a voar no meio das aves?

Em 1995, quis reintroduzir os gansos-pequenos-de-testa-branca no meio selvagem na Lapónia (norte da Suécia). No início, foi muito difícil para mim. As aves não queriam seguir-me.

Tem alguma história favorita nesta atividade de voo com as aves?

A minha história favorita foi num grande voo com 33 gansos-pequenos-de-testa-branca, do norte da Suécia até ao sudoeste da Alemanha. A minha mulher voava comigo e estava grávida de cinco meses, à espera do nosso primeiro filho. A viagem durou cinco semanas. Com a minha mulher e alguns amigos biólogos, esperamos continuar a fazer outras migrações para obtermos êxito no projeto de reintrodução de gansos-pequenos-de-testa-branca no meio selvagem.

O que faz quando fica lado a lado com as aves?

Voamos sobre vales deslumbrantes, perto do mais antigo vulcão da Europa (o Plomb du Cantal). Quando está nublado, voamos acima das nuvens. Também gosto de tirar fotografias durante estes voos. É uma oportunidade para poder testemunhar o desaparecimento das aves migratórias na Europa, devido à utilização de químicos na agricultura.

Um terço das aves selvagens terá desaparecido da Europa durante os últimos 30 anos, devido à presença humana. É uma calamidade. As minhas imagens magníficas com os voos com aves irão ser utilizadas para contar esta história. O célebre escritor francês Victor Hugo afirmou que o belo é mais útil que o útil, pelo que espero que as imagens belas das minhas aves durante o voo venham a ser úteis para as aves migratórias e os humanos.

Veja Também:

Continuar a Ler