Porque É Que Estes Bonobos Estão a "Brincar ao Avião"

Estudos têm demonstrado que os bonobos são mais amistosos e menos agressivos que outros primos da mesma espécie.

Publicado 8/02/2018, 18:26 WET, Atualizado 5/11/2020, 06:02 WET
Bonobos Jovens Brincam ao "Avião" no Jardim Zoológico de Cincinnati
Bonobos Jovens Brincam ao "Avião" no Jardim Zoológico de Cincinnati
Dois jovens bonobos parecem brincar ao "avião" no Jardim Zoológico de Cincinnati. Para eles, pode nem ter nada a ver com um avião, mas o tratador Jeremy Phan explica que Bo, de dois anos, e Zeke, de sete, estão mesmo a brincar. Quando Phan filmou o momento, chegou a ouvir risos provocados por cócegas, embora não se ouça na gravação. A atividade de brincar é importante ao longo da vida dos bonobos, que geneticamente são próximos dos humanos.

Um tratador do Jardim Zoológico de Cincinnati identificou recentemente dois bonobos a brincar de uma forma que os pais humanos podem reconhecer.

Zeke, um macho de sete anos de idade, foi visto a brincar ao "avião" com um bonobo de dois anos de idade de seu nome Bo (diminutivo de Bolingo).

O seu tratador, Jeremy Phan, gravou um vídeo que mostra Bo a equilibrar-se no pé elevado de Zeke. Por vezes, Zeke abana a sua perna, fazendo Bo saltar para cima e para baixo. Zeke também estica os braços e dá repetidamente pancadinhas nas costas de Bo.

"Zeke começou a fazer-lhe cócegas", afirma Phan. Não se consegue ouvir no vídeo, mas Phan afirma que Bo se estava a rir. Os seus risos emitem um tom mais baixo e mais sussurrado em comparação com o riso dos humanos. Em alguns frames, Bo pode ser visto a sorrir com os lábios para cima e as gengivas expostas.

É a primeira vez que Phan viu ambos a exibir este comportamento específico, embora a brincadeira seja prática regular em todos os 12 bonobos que estão a seu cuidado no jardim zoológico. É uma parte importante da estrutura social do animal.

"Fortalece os seus relacionamentos na sociedade", afirma. "Vemo-los brincar em todas as idades e géneros."

Phan já observou os bonobos a ter um comportamento de afeto ou a resolverem conflitos ou tensões.

"São muito pela paz e não pela guerra", acrescenta.

VIERAM PARA FAZER AMIGOS

Os bonobos são, de facto, conhecidos por serem mais pacíficos do que alguns dos seus primos da mesma espécie.

Têm uma estrutura social matriarcal que Phan afirma ser relativamente igualitária. Segundo os tratadores, é raro observar comportamentos agressivos.

"A maioria das vezes, vemos agressão quando um macho está a importunar demasiado os mais novos", observa. As fêmeas costumam juntar-se em grupo para afastar o macho.

Apesar dos bonobos brincarem muito entre si, não é invulgar vê-los aborrecidos ou, simplesmente, não estarem "no espírito". Phan observa que são muito semelhantes ao humano neste sentido.

E esta não é a única forma que são iguais aos humanos. Estudos efetuados demonstram que os bonobos partilham 99% do nosso ADN, fazendo desta espécie o nosso parente mais aproximado, além dos chimpanzés.

Os chimpanzés, por sua vez, comportam-se de maneira bastante diferente. Organizam-se em sociedades patriarcais e não são muito simpáticos com estranhos. Um estudo efetuado em 2010 revelou que chegam mesmo a matar por uma questão de território.

Um estudo efetuado em 2016 revelou que os bonobos são o exato oposto. Recebem prontamente estranhos no seu círculo e partilham comida facilmente. Os cientistas acreditam que tal se possa dever, em parte, ao facto de serem muito bons a ler pistas emocionais e a comunicar bem entre si.

ANIMAIS RAROS

O Jardim Zoológico de Cincinnati indica no respetivo website que não existem muitos jardins zoológicos nos EUA com bonobos. Muitos dos que existem em Ohio vieram do Jardim Zoológico de San Diego, incluídos num programa de reprodução.

A República Democrática do Congo é o único país onde os bonobos ainda vivem em estado selvagem. Neste país, a espécie está em perigo, devido a ameaças que vão desde a caça furtiva à perda de habitat.

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados