Quantos países existem no mundo? Depende de quem os contar.

Quantos países existem no mundo? Depende de quem os contar.

Em breve, saberemos se o Conselho de Segurança da ONU aceita o pedido de adesão plena da Palestina a este organismo intergovernamental. Se a iniciativa não for vetada, este observador não-membro passa a ser o 194º estado a integrar a organização internacional – mas isso fará dele um país? Eis a resposta.

José Alejandro Adamuz, Redacção

PHILIP HENRY SHARPE

Olhos no céu: Stonehenge à vista

Até 1906, nunca tinha sido captada uma fotografia aérea de um sítio arqueológico na Grã-Bretanha. Da imagem icónica de Philip Henry Sharpe às potencialidades do sistema de lasers LiDAR, muito se avançou na identificação e no estudo de realidades durante séculos ocultas.

Gonçalo Pereira Rosa

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?
SKYNESHER, GETTY IMAGES

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?

Desde desidratação a dores musculares, náuseas e indigestão, o desconforto e dores habituais podem ser explicados pelas condições artificiais a que somos sujeitos durante um voo de longo curso.

Terry Ward

ISTOCK / VIKTORCAP

Gatos: O que é a toxoplasmose e como se transmite?

A toxoplasmose é uma doença parasitária que pode afectar os gatos e contagiar os seres humanos através das fezes. A boa notícia é que pode evitar-se facilmente, adoptando simples medidas de prevenção.

Abel G.M.

O sono dos animais

Todos os animais dormem, mas não da mesma forma. Conheça algumas das mais curiosas diferenças.

© M. OEGGERLI (MICRONAUT) 2016, COM O APOIO DO INSTITUTO DE PATOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BASILEIA E BIO-EM LAB, BIOZENTRUM, UNIVERSIDADE DE BASILEIA

Pólen: Porque há tantas alergias?

Há poucas décadas, a alergia ao pólen era uma doença das classes mais favorecidas. Actualmente, as doenças alérgicas afectam cerca de um terço da população e a tendência está a intensificar-se em grande parte do mundo.

Eva van den Berg

O que é, ao certo, um “Yankee”?
ARCHIBALD MACNEAL WILLARD, GRAPHICAARTIS, BRIDGEMAN IMAGES

O que é, ao certo, um “Yankee”?

As possibilidades são mais do que pensa – e podem ter tido origem num insulto, numa alcunha ou num erro de pronúncia.

Eric Alt