Imagens Magníficas Captadas Por Um dos Melhores Fotógrafos de Vida Selvagem do Mundo

Frans Lanting, fotógrafo da National Geographic, conquistou um prémio de carreira pelas suas fotografias intimistas de animais selvagens.

Publicado 7/12/2018, 11:30 WET, Atualizado 5/11/2020, 06:02 WET

É UMA ARTE tirar uma boa fotografia da vida selvagem, e poucos fotógrafos conseguem transformar fotografias em arte com tanta mestria como Frans Lanting.

O antigo fotógrafo residente da National Geographic recebeu recentemente o Prémio Carreira pelo concurso "Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano" organizado pelo Museu de História Natural em Londres. Lanting é o primeiro fotógrafo galardoado na nova categoria.

 “Ser reconhecido por tantos pares, colegas, amigos e brilhantes jovens fotógrafos no público foi uma experiência comovente", escreveu Lanting numa publicação na sua página de Instagram. Para além do prémio, Lanting recebeu uma escultura de um elefante semelhante a uma fotografia que tirou de um elefante, intitulada "Survivor" (sobrevivente), que sobreviveu a uma epidemia de caça furtiva nos anos 80 na Zâmbia.

Lanting já tinha trabalhado como fotógrafo residente da National Geographic, onde fotografou tudo desde chitas a brincar na Tanzânia, até pinguins a viajar pela Antártida. As suas fotografias apresentam um lado intimista, quase humana, dos animais que vivem em estado selvagem.

A sua fotografia de uma salina denominada "Dead Vlei" (charco morto) impressionou os leitores aquando da sua publicação em 2011. Uma duna em laranja vivo a espreitar sobre uma paisagem azulada assemelhou-se, para muitos, mais a um quadro do que a uma fotografia.

Além de criar um imaginário notável, Lanting tem utilizado frequentemente a sua área para realçar o problema de animais como Survivor, que enfrentam a crueldade ou estão ameaçados de extinção.

O fotógrafo holandês já foi homenageado noutras ocasiões tanto pelo seu trabalho como fotógrafo como pelo seu trabalho como ambientalista. Em 2001, foi condecorado Cavaleiro da Ordem Real do Arco Dourado na Holanda.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler