Joe Howlett: Vida (e Morte) Dedicada às Baleias

Joe Howlett dedicou toda a sua vida a salvar baleias em vias de extinção e foi assim que faleceu. Dois anos após a sua morte, recordamos este pescador.quinta-feira, 27 de junho de 2019

Por National Geographic

Joe Howlett era um pescador de lagostas da Ilha de Campobello, em New Brunswick, no Canadá, e voluntário no resgate de baleias, tendo conseguido salvar mais de 3 dezenas nos últimos 15 anos de vida, incluindo baleias presas em equipamentos de pesca e em vias de extinção na costa leste do Canadá. E foi durante um resgate que o pescador acaba por falecer. Dois anos após o seu falecimento, recordamos Joe Howlett e o fatídico acidente.

Fazia parte da CWRT - Campobello Whale Rescue Team, uma organização voluntária, fundada em 2002 e composta essencialmente por pescadores, biólogos e outros voluntários, especializados em libertar baleias das mais diversas situações, incluindo instrumentos de pesca, ocorridas na Baía da Fundy e nas águas adjacentes da Nova Escócia e no Golfo de St. Lawrence. Como parte do seu programa de resgate, a CWRT oferece treino e formação básica para quem estiver interessado ​​em apoiar o programa levado a cabo por esta organização, em colaboração com a Marine Animal Response Society, a Fisheries and Oceans Canada e outros parceiros.

Foi durante um resgate urgente de uma baleia branca do Atlântico Norte, a 10 de julho de 2017, no Golfo de São Lourenço, ao largo da costa do Canadá, que Joe Howlett, de 59 anos, faleceu. Após conseguir libertar a baleia que estava presa em redes de pesca, foi brutalmente atingido pelo animal que, de forma inesperada deu um salto, e acabou por causar graves ferimentos, aos quais o pescador não conseguiu resistir, após várias tentativas de salvamento por parte da equipa que estava com o pescador e dos serviços de emergência médica.

Mackie Green, da Equipa de Resgate de Baleias de Campobello, depois do acidente partilhou com a imprensa: “eles conseguiram libertar a baleia totalmente e, de seguida, aconteceu algo fora do vulgar e a baleia fez um movimento que atingiu Howlett”.

Os mais próximos recordam-no como “um homem com grande sentido de humor e com um grande sorriso. Um bom marido, irmão, pai, avó e padrinho”. Em sua memória foi criado um fundo com o nome "The Joe Howlett Scholarship Fund", associado a uma página no Facebook em sua homenagem.

Continuar a Ler