Animais

Preparado Para a Caça aos Ovos de Tubarão e de Raia?

Uma aplicação para os interessados em identificar e registar ovos de tubarão e de raia encontrados na praia. Conheça “A Grande Caça aos Ovos”.segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Por National Geographic
Da esquerda para a direita, um ovo de Pata-roxa (S. canicula), de Leitão (G. melastomus) e de Pata-roxa-gata (S. stellaris). As três espécies podem ser encontradas em águas portuguesas e os ovos vazios dão frequentemente à costa.

Este é mais um projeto de ciência cidadã. “A Grande Caça aos Ovos” é uma aplicação lançada recentemente em Portugal que visa sensibilizar todos os cidadãos para a preservação dos ovos de tubarão e de raia.

Várias espécies de tubarões e raias são ovíparas, o que significa que os seus embriões se desenvolvem dentro de ovos que são colocados no fundo do mar, mais tarde. Depois de vários meses, os ovos eclodem e os embriões apresentam a forma completa de um adulto.

Os ovos de tubarão e de raia que se encontram vazios são normalmente arrastados pelas correntes até às praias e, através destes, é possível descobrir informações sobre a distribuição, diversidade e possíveis zonas de desovamento e berçário destas espécies.

Aplicação “A Grande Caça aos Ovos” disponível para Android e iOS.

A caça aos ovos de tubarão e de raia
Esta aplicação é gratuita e foi trazida para Portugal pelo projeto SHARK ATTRACT e pela A.P.E.C.E. – Associação para o Estudo e Conservação dos Elasmobrânquios. É uma versão portuguesa da app “The Great Eggcase Hunt”, da Shark Trust, que já conta com uma grande base de dados composta por informações relativas a localização de ovos, com a ajuda dos utilizadores da app.

O grande objetivo desta aplicação é incentivar os cidadãos a contribuírem na procura e registo de ovos de tubarão e de raia encontrados nas várias praias portuguesas, ajudando, deste modo, cientistas que procuram estudar estas espécies.

Preparado para a caça aos ovos de tubarão e de raia? Depois de ter a aplicação instalada no seu dispositivo móvel, qualquer utilizador pode contribuir para este projeto.

Os ovos de tubarão e de raia encontram-se normalmente junto a algas, ervas marinhas e detritos. Uma vez que podem estar secos, será importante voltar a hidratá-los para conseguir observar as características dos ovos.

A aplicação irá ajudá-lo através dos guias, fotografias e chaves de identificação das 3 espécies de tubarões e das 6 espécies de raias – incluindo o tubarão pata-roxa, raia-curva, raia-lenga, raia-zimbreira, raia-manchada, raia-de-são-pedro e raia-pontuada-, que disponibiliza. Depois, só tem de fotografar e registar os ovos que encontrou.

Atualmente, a versão inglesa deste projeto já conta com 245.000 registos, submetidos em 22 países. Pode aceder a todos os registos submetidos ao longo do tempo no site, incluindo a sua localização, espécie e número de ovos.


Artigo atualizado com dados mais recentes a 8 de agosto de 2019

Continuar a Ler