Animais

6 Alternativas Sustentáveis Para Cuidar do seu Cão

Ser mais sustentável é a palavra de ordem, mas será que conseguimos transpor isso para a forma como cuidamos dos nossos cães?terça-feira, 15 de outubro de 2019

Por National Geographic
Três cachorros dálmatas curiosos espreitam por cima de uma prancha, com as patas apoiadas no topo da prancha.
Três cachorros dálmatas curiosos espreitam por cima de uma prancha, com as patas apoiadas no topo da prancha.

Quem tem um cão, tem um melhor amigo para a vida, ou pelo menos é o que os donos de cães dizem – e nós acreditamos! E como tornar os nossos melhores amigos mais sustentáveis – isto é, como reduzir o impacto ambiental que estes felpudos indiretamente causam? Confira 6 dicas para ser um dono de cão mais sustentável.

Procure produtores de comida com processos sustentáveis
Já alguma vez leu o rótulo da comida do seu cão? Quais os ingredientes usados? Qual o significado de todas aquelas letras e números? Muitas vezes (a maior parte das vezes) a comida do seu cão está repleta de conservantes e corantes, o que não é nada bom para a saúde do seu patudo, nem para o ambiente. A comida de cão tende a ser feita com subprodutos de origem animal, extremamente tratados, e com pouco conteúdo nutritivo. Procurar alternativas mais saudáveis (tanto para o planeta como para o seu animal) pode ser uma boa forma de começar. Além disso, comprar em grandes quantidades ou a granel – disponível em algumas grandes superfícies em Portugal – irá ajudá-lo a poupar dinheiro e a reduzir o desperdício plástico.

A resposta à pergunta que sempre teve: será que os cães gostam que lhe falemos “à bebé”?

Base 2121 em Sortavala, perto da fronteira finlandesa da União Soviética, responsável por manter um setor de 200 km da fronteira a partir de uma série de postos de controle, além de gerir a escola de treino de cães da KGB para todo o noroeste da Rússia.
Base 2121 em Sortavala, perto da fronteira finlandesa da União Soviética, responsável por manter um setor de 200 km da fronteira a partir de uma série de postos de controle, além de gerir a escola de treino de cães da KGB para todo o noroeste da Rússia.

Brincar pode ser sustentável!
Os brinquedos para animais, cães em especial, costumam ser de plástico ou borracha, e bastante baratos – dependendo do utilizador, podem ser mais ou menos duráveis. Mas será que são a melhor alternativa? No entanto, brincar pode ser sustentável! Há brinquedos e acessórios para cães (e outros animais) feitos de forma ecológica, responsável e sustentável que, além de ajudarem o ambiente, também não têm tóxicos nocivos para o seu bichinho.

Alternativas não tóxicas para limpeza e desparasitantes
É claro que os cães precisam de tomar banho – não com tanta frequência como os seus donos humanos – e de ser desparasitados regularmente. E dependendo do cão, estas tarefas podem ser mais ou menos fáceis de fazer. E se bem que o seu cão não vai perceber a diferença, usar alternativas não tóxicas – ecológicas e ou biodegradáveis – vai sem dúvida contribuir para a saúde dele, e para o bem-estar do planeta.

Sabe porque é que os cães são tão amistosos? A ciência explica!

Não compre, adote!
Esta dica nunca sai de moda, e é mesmo verdade: adotar só traz benefícios! Por um lado, estará a dar uma casa a um patudinho que precisa, salvando-o de um fim provavelmente infeliz; por outro lado estará a contribuir para não perpetuar as criações de animais que podem não ser feitas nas melhores condições. E não se esqueça, se o seu animal anda à solta e tem contacto com outros, esterilização é a melhor solução.
 

VEJA: 10 FOTOGRAFIAS DOS CÃES QUE NOS FAZEM COMPANHIA

Este cão resulta de um cruzamento entre um basset hound e um blue heeler.
ver galeria

Saquinhos biodegradáveis
E claro, os saquinhos que nenhum dono de um cão pode esquecer! Se experimentar trocar estes sacos plásticos por sacos biodegradáveis, vai ver que não vai sentir diferença – mas o ambiente vai agradecer. Fazendo uma média de dois a três saquinhos por dia para apanhar os dejetos do seu cão, no final de um ano estamos a falar de 1000 sacos plásticos! Que podem ser reduzidos em 100% se optar pelos sacos biodegradáveis feitos de, por exemplo, amido de milho.

Aprenda a acalmar o seu cão durante uma trovoada!

Reutilize roupa e cobertores
Para, por exemplo, usar como cobertores e mantinhas para a cama do seu cão – nós bem sabemos que eles preferem o sofá. Da mesma forma, repare em vez de comprar um novo! O seu cão roeu a mantinha favorita? Nada que um pontinho não resolva! Meias velhas e rasgadas? Faça delas um brinquedo!

Nós queremos sempre dar o melhor aos nossos cães, e só queremos vê-los felizes. A verdade é que os nossos patudinhos não são tão exigentes como nós pensamos, e uma bola feita de meias velhas é tão divertido como um brinquedo caro comprado numa pet shop. Da mesma forma, comida com uma embalagem bonita não impressiona o melhor amigo do homem. Ajude o seu companheiro a ser mais sustentável!

Continuar a Ler