Animais

Quando Um Papagaio-do-Mar se Deixa Encantar Por Uma Turista

Veja o Vídeo: O que provavelmente começou como uma busca para acasalamento teve um resultado inesperado.

Por Hannah Lang

Durante as férias com o marido nas Ilhas Shetland, na Escócia, Julie Barry fez um novo amigo.

Um papagaio-do-mar do Atlântico atravessou uma cerca e vagueou até onde Julie Barry estava sentada a fotografar pássaros. É provável que a ave estivesse à procura de parceiro, pois os papagaios-do-mar só ficam em terra na época de acasalamento.

No vídeo, que Barry gravou com o telefone, o papagaio-do-mar passou sob a cerca e vagueou curiosamente até à mala de Barry, passando mesmo por baixo da sua perna. Olhou à volta por alguns minutos antes de seguir caminho.

Barry disse que manteve o silêncio e a calma ao máximo, enquanto o pássaro passeava.

"Eu nem queria acreditar no tempo que ele permaneceu debaixo da minha perna", escreveu Barry num e-mail. "Eu não sei se ele pensava que estava numa toca, mas continuou a tocar na minha lente".

Embora a interação gravada neste vídeo fosse afável, os humanos têm sido, historicamente, nefastos para os papagaios-do-mar. A sobrepesca reduziu a quantidade de peixe disponível que serve de alimento a estes papagaios-do-mar e, historicamente, estas aves têm sido caçadas por causa das penas e da carne. 

Os papagaios-do-mar encontram-se na costa nordeste dos Estados Unidos, na Islândia e nas Ilhas Britânicas, embora 60% da população habite na Islândia.

 

Continuar a Ler