1:38

Observe esta manada de elefantes a atacar furiosamente leões

A melhor defesa é um bom ataque. Esta matriarca tem de ensinar a nova geração a lidar com um grupo de leões especialista em caçar elefantes. Filmagens do programa ‘Africa’s Deadliest’.
6:32

Veja o que acontece quando um elefante morre

Este elefante africano está à beira de morrer. Provavelmente foi apanhado numa luta com outro elefante macho. O que acontece a seguir revela o quão importante é um elefante para o seu ecossistema. Os elefantes chegam ao cenário para reclamar a perda do seu companheiro elefante. O processo de lamento inclui montar o seu companheiro, onde se coloca em cima da carcaça. Também prestam o seu tributo andando para trás, em direção ao corpo, muitas vezes tocando-o com a sua pata traseira. Exploram o corpo com as suas trombas e patas dianteiras. Se os elefantes transmitem culturalmente e aprendem estas ações é parte de um estudo que está a ser feito. As hienas chegaram de noite e abriram a barriga da carcaça, rasgando a pele do elefante. Isto permite que abutres de dorso branco se alimentem. Os abutres não têm bicos fortes o suficiente para rasgar a pele dos elefantes, tendo de aguardar a sua vez, a seguir às hienas. Apesar de tristes, estas mortes são essenciais para o ecossistema. Estes banquetes podem ser a salvação para os abutres, cujas populações têm atravessado obstáculos em todo o mundo devido ao envenenamento e alteração dos habitats humanos. Um leopardo chega para investigar mas decide comer noutra zona. As carcaças de elefantes tornam-se ecossistemas cheios. Além das limpezas, há uma comunidade grande de decompositores como larvas que abocanham tudo ao que outras criaturas não conseguem chegar rapidamente. Um sítio com uma carcaça fica cheio de sangue e fluídos que são libertados durante a decomposição, criando um caminho fértil de terra, à medida que os micróbios libertam nutrientes para o solo. Os cientistas utilizam a contagem de carcaças para se manterem informados sobre a saúde da população de elefantes. Não só esta carcaça de elefante fornece um grande serviço benéfico para o ecossistema envolvente... pode também ajudar à ciência e conservação de elefantes.
0:35

Bebé Elefante Perde a Tromba

7 de setembro de 2018 - Este bebé elefante não tem tromba. Pode ter sido atacado por uma hiena ou um crocodilo, contudo, a especialista de elefantes Joyce Poole acredita que foi apanhado numa armadilha. Enquanto que Joyce acredita que o elefante pode sobreviver, outro investigador diz que dificilmente sobreviverá. Os animais dependem das suas trombas para cheirarem, comerem, beberem e para socializarem. As armadilhas são um enorme problema que ameaça a vida selvagem em todo o continente africano.
1:27

Elefantes Atingidos por Comboios na Índia Representam um Desafio para os Conservacionistas

O espaço partilhado entre pessoas e animais selvagens na Índia já provocou muitas ocorrências como esta... que se tornaram um problema cada vez maior no país. Noutra colisão recente, quatro elefantes morreram quando foram atingidos por um comboio perto de Telidihi Village. Os acidentes com este tipo de transportes na Índia mataram 266 elefantes de 1987 a julho de 2017. As autoridades ferroviárias do leste do país instalaram dispositivos que transmitem o som do zumbido das abelhas melíferas. Desta forma, esperam que o medo que os elefantes têm dos insetos os mantenha longe dos comboios que se aproximam.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados