1:42

Descubra 'Steve', Um Novo Tipo de Aurora

Foi recentemente descoberto um tipo de aurora boreal roxo em forma de linha denominado STEVE. As auroras mais comuns, também chamadas auroras boreais, são difusas e geralmente são verdes ou amarelas, por vezes com uma orla roxa ou rosa. Observadores amadores chamaram a atenção dos físicos para estas faixas orientadas para este-oeste. 'Steve' era um nome provisório, mas pegou, tornando-se posteriormente oficial, e significando Strong Thermal Emission Velocity Enhancement (Emissão Térmica Forte com Aumento de Velocidade). As auroras normais seguem uma série de acontecimentos: partículas solares carregadas atingem o campo magnético terrestre, fazendo brilhar átomos a grande altitude na atmosfera. O fenómeno STEVE acontece quando o plasma - partículas carregadas e quentes - se move ao longo das linhas do campo magnético. As auroras STEVE ocorrem a cerca de 160 quilómetros de altitude, 60 quilómetros acima das auroras comuns, e são visíveis além do alcance de visão das luzes mais conhecidas. Por vezes parecem projetar-se faixas verdes do tronco roxo, muito mais baixas na atmosfera do que a faixa principal. A sua causa é desconhecida. E como é que as correntes de iões se tornam uma aurora STEVE roxa e brilhante? Isso também é um mistério.