1:46

O que é um Solstício?

Qual é a definição de solstício e quando acontece? Será que o solstício de inverno é sempre no primeiro dia da estação? Descubra o que causa estes eventos astronómicos semestrais e como originam os dias mais curtos e mais longos do ano.
1:25

Por Que Razão Não Congelam as Cataratas do Niágara

3 de janeiro de 2017 — O frio extremo deste ano voltou a transformar a zona em redor das Cataratas do Niágara numa fantástica paisagem de gelo. Apesar das reportagens sensacionalistas da comunicação social, as cataratas não irão congelar em breve. Mesmo sem este mítico congelamento, numa altura em que o Estado de Nova Iorque e do Ontário são assolados por temperaturas baixas nunca vistas, continua a haver muito gelo e muita neve na região.

Surpreendentes animais brancos como a neve dos seus sonhos de inverno

15 de dezembro de 2017 — Encontrar um animal raro, branco como a neve, quando normalmente o veriamos mais colorido, é um deleite surpreendente e é de uma beleza estonteante. Penas ou pêlo branco podem ser causadas por condições genéticas que incluem albinismo e leucismo. O albinismo é uma mutação genética através da qual o organismo é incapaz de produzir pigmentos de melanina. O leucismo é outra peculiaridade genética que causa uma coloração branca, mas o animal pode ter alguns pigmentos que lhe podem conferir olhos azuis ou um padrão colorido. Por vezes, a cor branca pode tornar os animais mais vulneráveis aos predadores porque sobressaem. Contudo, a coloração também os pode ajudar a passar despercebidos. Os animais albinos e leucísticos são também perigosamente suscetíveis de apanhar um escaldão. Os donos de animais de estimação com albinismo e leucismo fazem um esforço extra para proteger os seus companheiros.

Perceba como se pode transformar água a ferver em gelo

4 de janeiro de 2017 – Quando as temperaturas caem, a água a ferver pode congelar quase instantaneamente. Quando a água atinge uma temperatura de 0,01°C (32.018°F), pode existir em estado líquido, em estado gasoso e em estado sólido ao mesmo tempo. A água a ferver, em estado líquido, faz com que as moléculas se afastem até à vaporização, fazendo com que a água passe ao estado gasoso. Atirar água a ferver para o ar gelado transforma-a em gotículas quentes, e por estarem tão quentes começam a vaporizar. O ar frio não consegue reter tanto vapor de água como o ar quente e o ar fica condensado. As gotículas congelam rapidamente e transformam-se em cristais de gelo – criando um belo exemplo científico.

As Iguanas Estão a Cair das Árvores na Flórida Devido ao Frio

As iguanas estão a cair das árvores na Flórida. As temperaturas geladas levam as iguanas a entrar num estado de extrema letargia. Se este estado de entorpecimento for muito grave, podem perder a aderência aos ramos. A exposição prolongada ao frio pode matar as iguanas, como aconteceu numa onda de frio em 2010. As iguanas não são originais da Flórida, mas têm vindo a prosperar nesta zona, alterando a ecologia da região. Só o frio não terá a capacidade de erradicar estes exóticos répteis da região. Como a bióloga Joe Wasilewski explica ao Miami Herald, os períodos de frio estarão a ter impacto na seleção natural das iguanas na Flórida, desenvolvendo populações mais resistentes às temperaturas frias.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados