Coronavírus – o que é?
A COVID-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, já infetou dezenas de milhares de pessoas no mundo inteiro. Eis o que precisa de saber.

Os coronavírus fazem parte de uma grande família de vírus. Existem quatro tipos que provocam doenças mais ligeiras, como constipações, ao passo que outros coronavírus, como o SARS e o MERS, têm impactos muito mais devastadores. Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que passam dos animais para os humanos.
Em finais de dezembro de 2019, surgiram informações de um novo surto de coronavírus relacionado com casos de pneumonia num mercado de vida selvagem em Wuhan, na China. A COVID-19, a doença provocada por este novo coronavírus, espalhou-se por todo o país em poucas semanas – e depois tomou de assalto o mundo inteiro. No dia 11 de março, tinham sido registados mais de 118.000 casos em mais de 110 países – incluindo surtos significativos em Itália, no Irão e na Coreia do Sul – e 4.200 mortes no mundo inteiro. Nessa altura, a Organização Mundial de Saúde classificou a COVID-19 como uma pandemia.
(Do Washington Post: Mapa de propagação da COVID-19 a nível mundial.)
Ainda há muito para aprender sobre a COVID-19, mas sabe-se que, tal como acontece com outras doenças respiratórias, esta doença propaga-se através de pequenas gotículas – saliva e muco – expelidas pela tosse ou espirros de uma pessoa infetada. E também se pode espalhar através do consumo acidental de matéria fecal. A COVID-19 começa nos pulmões, provocando sintomas semelhantes a uma pneumonia, mas também pode provocar uma 'tempestade' no corpo todo. E isto representa uma ameaça particularmente séria para pessoas com condições subjacentes, como tensão alta, diabetes e doenças cardiovasculares.
Veja toda a cobertura da National Geographic sobre o coronavírus.
Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com.