Zhello, o robô português que vai garantir a desinfeção de espaços públicos

Iberlim desenvolve um robô de limpeza que combate vírus, bactérias e outros microrganismos. O Zhello é português e alia a robótica e higienização numa só solução.

Publicado 11/11/2021, 15:27
Robô Zhello

O Zhello é operado através de uma aplicação instalada num simples tablet, que inclui a programação de diferentes rotas e rotinas de desinfeção.

Fotografia de Iberlim e JPM Industry

A Iberlim, em conjunto com a JPM Industry e com a consultoria técnica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC TEC), desenvolveu uma solução robótica autónoma e inteligente, com capacidade para operar através de raios ultravioleta C (UV-C), no âmbito da desinfeção.

O Zhello surge como uma tecnologia de ponta, que ajuda no combate a doenças infeciosas causadas por bactérias, vírus, como o SARS-CoV-2, entre outros microrganismos, com uma eficácia até 99,99% no que respeita à inativação destes agentes.

Assim, a Iberlim, uma empresa nacional de serviços de limpeza e desinfeção, em conjunto com os seus parceiros, cria uma solução robótica com elevada autonomia e portabilidade, fácil e intuitiva de programar, podendo ser operado por qualquer pessoa sem formação técnica, e que pode trabalhar em horários que não colidam com o normal funcionamento das instalações.

(Relacionado: descubra como a pandemia tem sido boa para os robôs.)

Zhello na limpeza, desinfeção, transporte de roupa e refeições

O robô português pode ser usado, segundo a Iberlim, em hospitais, espaços comerciais, empresas com um elevado número de colaboradores, estabelecimentos de ensino, estações de transportes públicos ou recintos desportivos, entre outros.

O Zhello é operado através de uma aplicação instalada num simples tablet, que inclui a programação de diferentes rotas e rotinas de desinfeção. É ainda possível utilizá-lo na logística hospitalar, como no caso do transporte de roupas e refeições, revelando-se uma solução robótica multifuncional AMR (Autonomous Mobile Robot).

Graças à solução multifuncional, com as várias funcionalidades que podem estar acopladas num único dispositivo, a empresa avança que esta solução também permite uma redução de custos para as empresas, além do transporte entre vários edifícios.

O Zhello está equipado com unidades rebocáveis de desinfeção de superfícies e é dotado de outras tantas vantagens. O sistema robótico inclui laser e scanners de segurança, permitindo-lhe uma navegação autónoma, sendo que a torre de desinfeção e o robô comunicam entre si com recurso a um layer físico ótico (infravermelho), com o intuito de assegurar a conexão, mesmo na inexistência de rede wi-fi.

Devido também a um sistema que desativa a radiação quando detetada a presença de uma pessoa, esta solução não representa um risco de contaminação ou exposição de radiação para pessoas, além de não exigir o transporte nem manuseamento de agentes tóxicos ou corrosivos.

O sistema robótico tem por base a mais recente tecnologia de reconhecimento de imagem com recurso a algoritmos de inteligência artificial de identificação de seres humanos, tendo por objetivo desabilitar a radiação UV-C na presença de pessoas. Tal acontece através de imagens térmicas e a cores, de forma a aumentar a sua fiabilidade e funcionar em ambientes com fraca ou nenhuma iluminação.

Hospital de Braga testa robô Zhello

O Hospital de Braga juntou-se ao projeto e cedeu o seu espaço para receber o Zhello, como teste piloto. A unidade hospitalar equaciona adquirir o robô português para aumentar a prevenção de infeções e garantir a segurança dos seus profissionais.

O projeto que conduziu à concretização do Zhello, uma solução de implementação simples, funcional, automática e integrada, contou com uma equipa de 30 pessoas e um investimento de cerca de meio milhão de euros.

Demorou cerca de um ano a ser construído e tem em vista a internacionalização, sendo que a Iberlim conta fazê-lo através da JPM Industry, um player mundial no mercado da intralogística que opera em mais de 40 territórios, permitindo a projeção e comercialização internacional do produto nos países onde se encontra.

A Iberlim tem como atividade principal a prestação de serviços de limpezas técnicas e higienização, e atua essencialmente nas áreas de transportes, comércio, indústria e serviços. A empresa, sediada em Loures e com escritórios também na Maia, emprega cerca de 6.200 pessoas e faz parte do grupo português Trivalor.

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Ciência
Músculos Artificiais Tornam-se Mais Semelhantes com os Humanos
Ciência
Cadeira de rodas controladas pelo cérebro? Agora é possível
Ciência
Como as Expressões Faciais Ajudam os Robôs a Comunicar Connosco
Ciência
Quais São os Perigos dos Cigarros Eletrónicos?
Ciência
Factos sobre a Internet

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados