Criados ovos de origem vegetal, portugueses e que substituem os ovos de galinha

Os investigadores Mayla Araújo e Daniel Abegão desenvolveram um ovo vegetal com um paladar idêntico ao ovo tradicional e com um bom valor nutricional.

Por Filipa Coutinho
Publicado 10/08/2022, 11:22
Equipa do Happineggs

O Happineggs foi criado pela investigadora Mayla Araújo e por Daniel Abegão, investigador e também administrador e responsável técnico do CFER – Centre for Food Education e Research, sediado em Alcobaça.

Fotografia por Plantalicious

Qual é coisa qual é ela que parece ovo, cheira a ovo, sabe a ovo, mas que não é um ovo?

Brevemente, existirão no mercado português, ovos mais saudáveis e também mais sustentáveis. Após mais de cinco anos de investigação e desenvolvimento, foi criado um ovo vegetal com características muito próximas ao ovo da galinha. A “postura” em laboratório é feita a partir de proteínas vegetais biológicas, como a ervilha, sem qualquer tipo de conservante.

O Happineggs foi criado nas instalações do CFER, onde existe uma cozinha para as experimentações necessárias até à criação do produto final que estará brevemente à venda. Mayla Araújo e Daniel Abegão, sócios da Plantalicious - uma empresa portuguesa focada no desenvolvimento de produtos plant-based - preveem que o Happineggs seja lançado no mercado português nos próximos meses.  

A base de proteínas vegetais de arroz, ervilha e feijão de soja permite aproximar-se ao ovo de galinha, quer em termos de aspeto, como de comportamento em receitas e paladar. Este ovo vegetal contém também na sua génese azeite biológico português.

Esquerda: Superior:

Com a mesma textura, aroma e sabor, o ovo 100% vegetal pode ser utilizado nas mesmas receitas que incluam ovos de galinha.

Direita: Inferior:

Tartar de beterraba com gema de ovo Happineegs criado pelo chef Robson Oliveira, do restaurante Bono, em Lisboa.

fotografias de Plantalicious

Além de 100% vegetal, a produção industrial destes ovos é mais sustentável, com menos consumo de água e uma menor pegada de carbono. A ideia de criação de um produto que é análogo ao ovo da galinha foi inspirada no crescimento do mercado vegan. Pensado para veganos e alérgicos a ovo, mas criado para todos os que procuram uma alimentação mais saudável e mais sustentável.

A equipa está de momento a terminar a implementação industrial do projeto e já tem potenciais clientes interessados em outros mercados na Europa, em África e na América.

Esta lacuna que existe no mercado português vai deixar de existir.

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Meio Ambiente
Começa em Casa: Desperdício alimentar
Meio Ambiente
Como comer de forma mais sustentável (e saudável)
Ciência
Os aviões elétricos serão o próximo grande desafio
Meio Ambiente
“Começa em Casa com Catarina Barreiros by IKEA”, um projeto dedicado à sustentabilidade
Meio Ambiente
Começa em Casa: Alimentação

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados