Espaço

Veja a Terra e a Lua a partir de Marte numa Nova Impressionante Fotografia da NASA

Imagens da Terra e da Lua juntas, tiradas de várias naves espaciais, mostram-nos como somos vistos do espaço.

Por Delaney Chambers

7 Janeiro 2017

 

Num conjunto de imagens recolhidas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, a cerca de 205 milhões de quilómetros de distância da Terra, o planeta azul e a sua lua são retratados juntos na mesma fotografia.

A máquina responsável pelas imagens, High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), tirou um conjunto de imagens para formar esta composição, com o brilho ajustado para que o Planeta e Lua possam ser vistos juntos.

O ponto avermelhado no meio da Terra é a Austrália, e a maior é a Ásia. O perfil cromático da HiRISE permite tirar fotografias em infravermelho, vermelho e azul-esverdeado.

Ao longo dos anos, muitas outras naves espaciais têm tentado capturar imagens transcendentes da Terra e da Lua juntas.

Os astronautas na Lua e na Estação Espacial Internacional têm a possibilidade única de ver uma a aparecer atrás da outra, como se fosse o nascer da Terra e o nascer da Lua.

Outras naves espaciais, quando direcionadas para a Terra, capturaram imagens incríveis: A Terra atrás dos anéis de Saturno e fotografada de vários ângulos em pormenor, com a Lua a seu lado.

Tirar fotografias da Terra e da Lua juntas, de diferentes perspetivas, pode ajudar a revelar pormenores que não se veem normalmente, como a composição do lado oculto da Lua, apenas conhecida desde o início da era espacial.

Nos próximos meses, Cassini vai continuar a orbitar os anéis de Saturno e a HiRISE continuará a sua rota à volta de Marte. Estas e outras naves espaciais continuarão a proporcionar um segundo olhar sobre este planeta.

Continuar a Ler