14 Dicas para acampar em família

Inspire os pequenos amantes da natureza com estas dicas criativas.

Por Sean McCollum
Publicado 30/04/2021, 11:48
Crianças a montar uma tenda

  

Fotografia de miljko / Getty Images

Karen Ung usa um truque em que só precisa de um dedo para montar o acampamento da família. Quando chegam ao local onde vão acampar, Karen carrega com o dedo num cronómetro. Depois, as filhas Miya, de 11 anos, e Emmi, de 10, entram em ação: colocam as estacas e montam a tenda e a rede mosquiteira, desenrolam os sacos-cama e – se as condições assim o permitirem – preparam as coisas para fazer uma fogueira. O tempo que demoram atualmente? Vinte minutos.

“Chegámos a um ponto em que eu quase não preciso de fazer nada”, brinca Karen, que tem um blog no seu site Play Outside Guide e atua como embaixadora dos parques da província de Alberta, no Canadá. “Abro um livro, abro o vinho...”

Tal como esta corrida contra o relógio, as dicas para acampar podem ser qualquer coisa que simplifique ou otimize a experiência familiar ao ar livre, desde o reaproveitamento de equipamentos ao uso total da energia e imaginação dos campistas. Estas dicas criativas podem ser meios engenhosos e lúdicos para levar os acampamentos em família a outro nível de simplicidade, organização e diversão.

Razões para utilizar uma tenda

Os benefícios de estar em contacto com a natureza estão bem documentados – sobretudo quando se trata de crianças. Melhor saúde física e mental? Afirmativo. Sensação de bem-estar e menos problemas comportamentais? Afirmativo. Melhor concentração e desempenho escolar? Afirmativo e afirmativo.

“Há todo um conjunto de investigações sobre o valor de brincar na natureza”, diz David Mizejewski, naturalista e porta-voz da National Wildlife Foundation. “E acampar preenche todos esses requisitos.”

David acrescenta que a gratificação que uma família sente ao montar a tenda em conjunto vai para além do contacto com a natureza. De acordo com um estudo da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental, as aventuras ao ar livre promovem determinação e perseverança nas crianças. Os músculos mentais da resiliência ficam mais fortes com o envolvimento em desafios imprevisíveis, mas que ainda assim sejam mais ou menos fáceis de gerir.

E levar as crianças para acampar é fundamental para criar os entusiastas e conservacionistas do amanhã. “Nós preocupamo-nos com o que gostamos”, diz David. “E só gostamos daquilo que conhecemos.”

Dicas para acampar

Soluções improvisadas quando surge um clima instável, criaturas travessas e o inevitável equipamento que fica esquecido em casa são o que tornam um fim de semana ao ar livre numa aventura. O segredo é fazer com que as crianças façam parte da experiência de improviso.

“Não faça tudo sozinho – envolva as crianças”, diz Karen. “Elas vão divertir-se muito mais se participarem do que se estiverem apenas a observar.”

Seguem-se 14 dicas testadas e comprovadas para colocar no seu saco de truques de campismo.
 

Comida e bebida

Gelo e água. Em vez de comprar gelo para levar na geleira, encha um garrafão de 5 litros com até dois terços de água, congele-a e use-a. Quando descongela, fica com água potável disponível, diz David.

Sobremesa ao lume. Leve cones de baunilha para gelados, mini marshmallows, bananas, nozes e pedaços de chocolate. Peça aos seus filhos para encherem os cones com todas estas delícias, embrulhe-os bem com papel de alumínio e aqueça-os numa frigideira sobre as brasas de uma fogueira ou no fogão de campismo.

Jantares congelados. Faça jantares tão fáceis quanto levantar uma tampa, levando refeições congeladas na geleira. Prepare lanches pré-repartidos para economizar tempo. “Não quero lavar e cortar vegetais no acampamento”, diz Karen. E acampar pode ser a desculpa perfeita para esvaziar aquela gaveta da cozinha que está cheia de pacotes de ketchup e molho de soja.

Omolete pronta a fazer. Antes de sair de casa, peça a cada membro da família para preparar um saco de cozinhar com ovos batidos e os ingredientes favoritos para a omelete. Na primeira manhã de acampamento, coloque os sacos numa panela com água a ferver no fogão de campismo, espere alguns minutos e sirva o pequeno-almoço.
 

Iluminação

Lâmpada de água. Enrole a alça de uma lanterna frontal em torno do garrafão, ou de uma garrafa de água transparente, de maneira a que a luz fique virada para dentro. Voilà! Uma lanterna de campismo. (Use um mosquetão para pendurar.) Karen também recomenda luzes LED cintilantes a energia solar, que transformam qualquer acampamento num festival de pirilampos.

Glow stick GPS. Se prefere estar no escuro, mas gosta de saber onde estão as crianças, coloque um fio com um glow stick ao pescoço de todos.
 

Manter a arrumação

Arrume tudo. O equipamento de campismo costuma ficar espalhado por todo o lado e também costuma desaparecer. Um organizador de armário portátil cria espaço para tudo – repelente de insetos, protetor solar, kit de primeiros socorros, lanternas, lanches, livros, materiais para pintar, etc.

Porta-talheres. Dê uma nova utilidade a embalagens de cartão e use-as como porta-talheres para utensílios ou condimentos. Algumas embalagens são ideais para transportar todas as suas coisas e, no fim, dobram-se para facilitar o armazenamento. Para além disso, pode pedir aos seus pequenos artistas para decorarem o exterior.

Recipientes reaproveitados. Os frascos vazios de vitaminas e outros recipientes de plástico são à prova de água e são perfeitos para guardar fósforos, temperos, remédios e outras necessidades de campismo, para que não tenha de levar uma caixa ou frascos inteiros. Recrute as crianças para escreverem os rótulos.
 

Pequenos confortos

Acender a fogueira. Para fazer acendalhas num instante, mergulhe algodão em vaselina e, de seguida, coloque-o em rolos de cartão vazios de papel higiénico ou em caixas de ovos cortadas.

Higiene. Para manter o papel higiénico seco, corte uma abertura vertical na lateral de um recipiente grande de iogurte grego, ou num recipiente semelhante, coloque o papel higiénico no interior a passe a ponta solta de papel pela ranhura.

Combater os insetos. Os mosquitos e outros insetos podem rapidamente tornar o campismo num inferno. Raminhos secos de ervas como sálvia, alecrim ou eucalipto espalhados na fogueira são uma forma tradicional de os afugentar. Mas é sempre bom ter um repelente de insetos para crianças como plano de apoio.

Afastar o mau-cheiro. Uma tenda malcheirosa é o maior inimigo de muitos jovens campistas. Um pouco de pomada de mentol ou óleo de hortelã-pimenta sob o nariz torna as necessidades fisiológicas um pouco menos complicadas.

Óculos de sol DIY. A fita isoladora tem milhões de usos, e aqui está mais um: óculos de sol improvisados. Rasgue uma tira de fita com 30 centímetros de comprimento. Dobre-a ao meio com cuidado, de maneira a que os lados com cola adiram, e corte o adesivo excedente. Marque a zona onde vão ficar os olhos e corte duas fendas horizontais estreitas. Corte alças nas pontas para pendurar nas orelhas.
 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados