Eco-soluções para toda a família

Estas 16 ideias inteligentes tornam a proteção do planeta mais simples e divertida para as crianças

Publicado 8/02/2022, 10:29
Gato em caixa

  

Fotografia por Laszlo Podor / Getty Images

As crianças que viram Greta Thunberg a liderar protestos internacionais contra as alterações climáticas podem achar que para provocar impacto no planeta é necessário fazer grandes ações – ações que estão fora do alcance de uma criança comum. Qual é a chave para este problema? Eco-soluções.

Kris Bordessa – autora de Attainable Sustainable: The Lost Art of Self-reliant Living – diz que os pais podem capacitar as crianças mostrando que as chamadas eco-soluções, ou ideias simples, surpreendentes e inteligentes, podem ajudar as crianças a divertirem-se enquanto protegem o planeta.

“Se as crianças forem sensibilizadas para estas coisas, podem equilibrar um pouco a balança nas suas vidas”, diz Kris. “Estamos a viver uma situação difícil com o clima e o meio ambiente, mas as pessoas podem fazer mudanças que são muito simples.”  

Pedimos a Kris Bordessa e a outros especialistas para revelarem os passos inteligentes que as crianças podem tomar para proteger o planeta, para além de poderem fomentar um amor eterno pela natureza. Descubra como pode ajudar as crianças a eco-solucionar!

Regalias para os animais de estimação

Faça os brinquedos para os seus animais de estimação. As caixas de ovos, caixas de papelão e os tubos dos rolos de papel higiénico podem ser perfeitos para as crianças construírem brincadeiras para os seus animais de estimação. Quando os amigos de quatro patas se fartarem da brincadeira, basta adicionar estes itens à compostagem.

Proporcione uma boa noite de sono. As toalhas velhas, roupas de cama usadas e até mesmo algumas camisas são acessórios perfeitos para os animais que estão em abrigos e consultórios veterinários poderem dormitar. Verifique na sua zona para perceber o que estão a aceitar e peça às crianças para recolherem a “nova” roupa de cama para os animais.

Soluções caseiras

Espremer até ao fim. Eis uma ideia para proteger o planeta e fazer com que as crianças lavem os dentes! Descubra a quantidade de pasta dentífrica extra que as crianças conseguem obter quando acharem que a embalagem está vazia, enrolando firmemente a embalagem a partir do fundo e usando um clipe para a manter no lugar. A pressão facilita a obtenção de pasta até ao último esguicho – e reaproveitar um clipe que provavelmente já tem a mais.

Meias com vida nova. Antes de o seu filho tentar atirar para o lixo umas meias que já não lhe sirvam ou uma meia perdida – que provavelmente vão parar a um aterro sanitário – desafie a criança a tentar encontrar novas utilizações para as meias. Por exemplo, use-as para fazer proteções para as canecas de chocolate quente, pequenas bolas enchidas com feijões ou sacolas pequenas para guardar peças soltas de brinquedos.

Exercício de três minutos. Cerca de 20% dos gases de efeito estufa gerados nos Estados Unidos vêm do aquecimento, arrefecimento e energia que alimenta as nossas casas, portanto, se mantiver a sua casa fresca no inverno e quente no verão pode ajudar bastante a reduzir o desperdício de CO2. Se as crianças se queixarem de que têm frio em casa, peça-lhes para saltarem durante um minuto antes de decidirem se precisam realmente de ligar o aquecimento. No verão, coloque uma tigela de gelo à frente de um ventilador antes de ligar o ar-condicionado, ou faça um jogo no qual ajusta o termostato um pouco alto pela manhã e, de seguida, a primeira pessoa que pedir uma temperatura mais baixa tem de lavar a louça nesse dia.

Cultive os lanches. As crianças podem querer comer vegetais se os puderem reciclar! Quando preparar lanches de aipo, corte os talos a cerca de cinco centímetros do fundo e guarde o bolbo. Peça às crianças para inserirem espetos nas laterais do bolbo, a cerca de dois centímetros do fundo e deixe os espetos descansarem no topo de uma panela rasa de água. Dentro de alguns dias, irá começar a ver as raízes a crescer. Plante-as numa panela ou no seu jardim e, em cerca de quatro meses, as crianças terão um novo aipo para mastigar. Experimente também com cebolinha, alho ou alface!

Roupa velha é bem-vinda. Não acrescente as t-shirts antigas dos seus filhos aos aterros sanitários – adicione-as à sua pilha de compostagem. As camisas de algodão e outras fibras naturais decompõem-se e ajudam no trabalho feito pelos fertilizantes orgânicos no jardim. Rasgue-as e certifique-se de que corta as partes que não são naturais – como os diversos logótipos impressos – antes de as colocar na compostagem.

Atividades aquáticas

Cantar no chuveiro. Incentive as crianças a escolher uma música com quatro minutos para poderem ouvir no chuveiro – quando a música terminar, o banho acabou! Os cientistas estimam que usamos 7.9 litros de água por cada minuto que passamos no chuveiro; e dado que as pessoas demoram em média cerca de oito minutos a tomar banho, cortar este tempo pela metade pode ter um grande impacto.

Reservatório de água. Cada descarga do autoclismo envia cerca de 13 litros de água pelo cano abaixo. Reduza isto ao fazer com que as crianças coloquem areia ou pedras numa garrafa de água de litro e meio, enchendo-a com água e colocando-a no reservatório do autoclismo longe das peças móveis. O reservatório não vai encher tanto, o que significa menos desperdício de água.

Recolha a sua água. Prepare um balde para recolher água da chuva e peça às crianças para inventarem formas criativas de usar essa água, como regar o jardim ou encher as tigelas para os animais de estimação.

Atenção redobrada. Em vez de deixar a água escorrer na banheira ou no lava-loiça enquanto as crianças esperam que esta aqueça, peça-lhes para pegarem numa tigela grande ou numa panela. De seguida, as crianças podem usar a água para lavar pratos, regar plantas de interior ou realizar experiências científicas divertidas.

Amigos de quintal

Seja generoso. Na primavera, ajude os polinizadores do seu quintal ao criar uma simples “estação de água para abelhas”. Peça às crianças para adicionarem algumas pedras a uma panela rasa cheia com água até esta chegar ao topo das pedras. Coloque o recipiente perto de flores ou árvores e arbustos para as abelhas terem um local fácil para pousar e beber água em segurança.

Poção para atrair borboletas. Tem quatro ou cinco bananas demasiado maduras? Em The Book of Nature Connection, o autor Jacob Rodenburg sugere que se use as bananas para fazer uma poção para atrair borboletas. Misture as bananas com uma chávena de açúcar branco e um pouco de água. Despeje esta mistura juntamente com uma lata de cerveja (opcional) num jarro de litro e meio. Adicione apenas água suficiente para tornar a substância pegajosa. Tape livremente. Depois, num dia agradável, peça às crianças para mergulharem uma esponja na solução e para a pendurarem numa árvore, ou para pintarem algumas pedras para atrair borboletas.

Não limpe o quintal. Eis uma tarefa a menos para as crianças: não limpe as folhas ou ramos das árvores no seu quintal. Estes podem fornecer potenciais habitats para insetos saborosos, bem como para aves de nidificação.

Mude o seu alimentador de aves de lugar. Peça às crianças para explorarem o quintal à procura de árvores perenes (árvores que não perdem as folhas) para pendurar o seu alimentador de aves nas proximidades. Isto dá às aves mais pequenas um lugar mais seguro para se esconderem enquanto comem, ficando assim protegidas de predadores como falcões ou gatos.

Mantenha as coisas simples. As sementes de girassol são populares entre muitas variedades de pássaros, ou seja, se lhes der estas sementes em vez de dar apenas ração para aves vai atrair mais voadores para as crianças verem. Isto também significa menos sementes desperdiçadas – e, portanto, menos criaturas indesejadas que perseguem restos.

Heather Greenwood Davis é uma escritora de viagens sediada em Toronto e editora colaboradora da National Geographic. Siga-a no Instagram.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Família
Como reduzir o desperdício (quase) todo da sua família
Família
Como fazer com que as crianças gostem de criaturas pouco adoráveis
Família
Quer conversar melhor com os seus filhos? Leve-os para a natureza.
Família
Então o seu filho quer ser vegetariano...?
Família
Como evitar que os seus filhos tenham medo de insetos

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados