Fotografia do dia: Maio 2021

Um acasalamento de um casal de araras vermelhas e verdes voa no Parque Nacional Madidi, Bolívia. Esta fotografia apareceu na capa da edição de março de 2000, que fez a cobertura jornalística da inauguração do parque.
Em Petra, Jordânia, um beduíno examina um mosaico romano encontrado no chão de uma igreja bizantina do século V. A antiga cidade é a atração turística mais visitada da Jordânia.
Em Can Tho, no Vietname, comerciantes de flores vendem calêndulas nas ruas. Um artigo de fevereiro de 1993 viajou pelo rio Mekong, destacando as cidades ao longo do caminho.
Alguns trovões preenchem o céu noturno perto de Walton, no Nebraska. O fotógrafo Joel Sartore documentou o seu estado natal para a edição de novembro de 1998, que contou a história do ressurgimento do Nebraska após uma crise económica na década de 1980.
Uma jovem em Amã, na Jordânia, apresenta o vestido tradicional palestino. Esta fotografia apareceu num artigo de junho de 1992 sobre o povo palestino e as décadas de conflito do reconhecimento geopolítico da sua identidade nacional.
Elsie Grosvenor contempla os budas gigantes esculpidos na rocha das Grutas de Yungang, China, em junho de 1937. Atrás da câmara estava o seu marido, Gilbert Grosvenor, o primeiro editor da revista National Geographic.
Em Murzasichle, Polónia, uma noiva e um noivo viajam numa carruagem após a cerimónia de casamento. Esta fotografia foi publicada originalmente num artigo de janeiro de 1981 sobre a vida e as tradições do povo Górale no sul da Polónia.
Um ensaio fotográfico na edição de fevereiro de 1980 documentou um ritual para uma rapariga apache de 14 anos no Arizona. Nesta fotografia, ela é ungida com pólen de taboa por todas as pessoas da sua comunidade.
Um remoras, também conhecido como peixe-ventosa, anexa-se a uma tartaruga-de-couro na Ilha Kai Kecil, na Indonésia. Esta tartaruga-de-couro é do tamanho de uma banheira; algumas ultrapassam os 680 quilos.
Para um artigo na edição de fevereiro de 2010 intitulado "Life in a Cubic Foot" ("A vida num pé cúbico"), o fotógrafo David Liittschwager e a sua equipa montaram uma estrutura de metal de 30 centímetros em vários ambientes para documentar todas as formas de vida dentro dela. Esta fotografia ilustra a vida num pé cúbico na montanha Table Mountain, na África do Sul.
Em Sylhet, Bangladesh, as mulheres carregam cestos na cabeça enquanto colhem o chá. Quando esta fotografia foi publicada na edição de janeiro de 1967, Bangladesh era designado Paquistão Oriental. Viria a tornar-se uma nação independente em 1971.
As abelhas operárias cuidam de uma rainha, identificável por seu torso mais longo. Enquanto as abelhas operárias vivem em média seis semanas, uma abelha-rainha pode governar e pôr ovos numa colmeia durante vários anos.
Um casal dança numa celebração do Dia da Independência em Santiago do Chile. Esta imagem apareceu originalmente na edição de outubro de 1969, num artigo que retratava a viagem de Charles Darwin no H.M.S. Beagle na década de 1830.
No vale de Hunza, no Paquistão, as pessoas separam os damascos para secar ao sol. Um artigo na edição de março de 1994 apresentava as formas em que a construção da auto-estrada Karakoram conectou a região remota ao resto do mundo.
Nesta fotografia da edição de fevereiro de 1967, os residentes da cidade de Black Point, nas Bahamas, usam as suas melhores roupas para comemorar a inauguração de uma nova clínica.
Os caminhantes permanecem em pé num mar de samambaias pela altura da cintura perto de Sandwick, Inglaterra. A samambaia, uma espécie nativa invasora que ocupa áreas desmatadas, produz toxinas que são mortais para o gado.
Os dançarinos preparam-se para apresentar Yotsudake, uma elegante dança indígena, em Ginowan, na ilha de Okinawa, Japão. Um artigo de junho de 1997 documentou os esforços em Okinawa para celebrar a sua herança única, separada da influência do Japão e da presença militar dos Estados Unidos.
Na ilha de Tonga, mulheres pintam desenhos intrincados num pano de tapa em homenagem à rainha Salote, que faleceu em 1965. Esta imagem apareceu originalmente num artigo em setembro de 1971, que retratava as viagens do explorador britânico James Cook.
Um artigo na edição de agosto de 1999 documentou "culturas em desaparecimento". A fotografia de abertura era destes guerreiros Ariaal no Quénia, cuja tribo permaneceu nómada apesar da pressão do governo para se estabelecer.
Em Stillwell, Oklahoma, um avô ensina uma dança Cherokee ao seu neto. Um artigo na edição de maio de 1995 cobriu a Faixa Oriental dos Índios Cherokee na Carolina do Norte e a Nação Cherokee de Oklahoma. Já foram uma tribo, indígena do sudeste, antes do governo dos EUA os separar pela Trilha das Lágrimas.
Nesta fotografia da edição de maio de 1921, os vendedores em Seul tocam instrumentos chamados geomungos para atrair os clientes para as suas lojas de música. A edição apresentava um "Novo Mapa da Ásia" suplementar, que refletia as mudanças geopolíticas trazidas pela Primeira Guerra Mundial.
Uma cria de leão asiático abraça a sua progenitora na Floresta Gir, Estado de Gujarat, Índia. Quando esta fotografia apareceu na edição de junho de 2001, restavam apenas 300 leões asiáticos. Mas, graças aos esforços de conservação, a população aumentou para quase 700.
Na aldeia chinesa de Dimen, a tradição dita que os recém-nascidos recebem "árvores de caixão" no nascimento - que um dia serão cortadas e esculpidas para os seus caixões. Nesta fotografia, uma mãe ri com a sua filha em frente ao seu caixão.
Um artigo publicado na edição de novembro de 1986 documentou os esforços humanitários mundiais do Comité Internacional da Cruz Vermelha. Aqui, os trabalhadores descarregam sacos de grãos para distribuir às famílias na Etiópia.
A ilha de St. Thomas celebra o carnaval durante um mês no final da primavera. Nesta fotografia da edição de fevereiro de 1956, um grupo de pessoas vestidas com saris espera a sua avaliação num desfile de competição.
Uma mãe carrega o seu bebé numa floresta no Butão para visitar a família. Preservar a natureza é um dos pilares da Felicidade Nacional Bruta, a filosofia que norteia o governo do Butão.
Uma antiga pintura em cavernas na Namíbia retrata três caçadores. Um artigo de junho de 1982 narrava os esforços da Namíbia para recuperar a independência, mas a África do Sul não cedeu o controle até 1990.
A edição de julho de 2008 relatou as histórias de incêndios florestais que devastaram o oeste dos EUA. "Bons" incêndios, como este no Custer State Park, Dakota do Sul, limpam arbustos mortos e devolvem nutrientes ao solo. Mas as alterações climáticas e as pragas intensificaram os incêndios florestais nos últimos anos, fazendo com que se espalhem mais e causem mais danos.
Esta fotografia da edição de dezembro de 1960 mostra a edição de setembro de 1960 a ser impressa numa editora em Chicago. Naquele ano, a National Geographic Society transferiu o processo de impressão de Washington, D.C., para Chicago, trazendo uma nova profundidade e vivacidade aos leitores de fotografia que a conheciam e adoravam.
Um cardume de atum-rabilho nada num tanque de laboratório da Universidade Kindai, no Japão. Um artigo publicado na edição de agosto de 1982 narrava a jornada do atum-rabilho do oceano ao prato. A pressão sobre os peixes aumentou desde então - as populações de atum-rabilho caíram 90% desde a década de 1970.
Nesta fotografia da edição de março de 1966, os trabalhadores agitam bandeiras vermelhas como parte de uma manifestação na Praça Vermelha de Moscovo no 1º de maio. Há muito celebrado como um festival da primavera, o 1º de maio também se tornou o Dia Internacional dos Trabalhadores em 1889.