Os 42 Animais Mais Coloridos do Mundo

De padrões que captam o olhar a cores exuberantes, veja como estes animais se distinguem dos demais.quarta-feira, 20 de junho de 2018

Os animais coloridos são mais do que fonte de prazer visual — a capacidade de se destacarem ou se camuflarem é, muitas vezes, uma adaptação que ajuda as espécies a sobreviver.

Animais como as aves usam a cor para aumentar as suas hipóteses de acasalar. As aves macho, que tendem a ser mais brilhantes e mais enfeitadas do que as respetivas fêmeas, têm maiores possibilidades de serem escolhidas como parceiras de acasalamento se tiverem características visuais mais elaboradas.

Esta preferência é conhecida como seleção sexual, uma ideia avançada por Charles Darwin, que defendia que diferentes caminhos de seleção natural conferem às espécies uma vantagem evolutiva. Os animais poderão tornar-se mais coloridos para não passarem despercebidos aos parceiros, mas também podem tornar-se peritos de camuflagem para não chamarem a atenção dos predadores.

CONSEGUE DESCOBRIR: Os Animais Camuflados Nesta Galeria?

As caravelas-portuguesas, um conjunto de criaturas marinhas parecidas com as águas-vivas, apresentam tons fortes de azul e lilás que têm um fim diferente. Estes animais flutuam à superfície da água, o que significa que estão expostos a altas quantidades de radiação UV. Noutros organismos, esta radiação provoca danos e mutações nas células, mas as cores brilhantes desta criatura podem servir como protetor solar, uma vez que absorvem comprimentos de onda perigosos.

Das listas pretas e brancas das zebras, às mudanças de cor da pele dos camaleões, passando pela transparência de algumas criaturas marinhas, animais incrivelmente coloridos não faltam.

Clique na galeria em cima para ver fotografias de alguns dos animais mais resplandecentes e coloridos da natureza.

Continuar a Ler