Fotografias Silenciosas de Cenas Fatais

Lynn Johnson revisita locais onde foram cometidos atos violentos e convida-nos a refletir sobre uma realidade séria.

Fotografias Por Lynn Johnson
Publicado 8/02/2018, 19:24

Abra a galeria para ver as fotografias com a descrição de cada acontecimento.

As fotografias de Lynn Johnson são de lugares onde foram  cometidos atos de violência, locais que ela quer que sejam vistos como neutros, fotografados a preto-e-branco para que se sinta a aridez, para que nos cinjamos aos factos. “Estes são os locais onde as pessoas foram mortas”, explica. “É importante não sobrecarregá-los com emoção ou atitude de nenhum tipo.”

Ainda assim, o impacto de ver o contorno pintado a tinta de spray, que marcava o local onde foi encontrado — em pedaços — o corpo da vítima de arrasto, James Byrd, não é menos profundo. Foi esta imagem, captada durante um trabalho para a revista Life, em 1998, que impulsionou um projeto pessoal sobre crimes de ódio, e que, em último caso, deu origem ao seu trabalho para um artigo publicado na National Geographic sobre a ciência da empatia — ou, nos casos de violência, da falta dela.

A maioria dos locais que visitou já não apresentavam sinais físicos do que ali tinha sucedido, o que se transformou num desafio: “Mantive a imagem da estrada na minha cabeça e tentei utilizar a mesma perspectiva documental simples. Também passei algum tempo com pessoas que fui conseguindo encontrar que tinham sofrido outros atos violentos nos locais que estava a fotografar. Isso ajudou-me a ter acesso à natureza assombrada do local e às tragédias que ali aconteceram.”

Para Johnson, saber que os atos de ódio estão enraizados no cérebro reforça muitas vezes a sua crença de que, se o comportamento violento for tratado de forma não sensacionalista e honesta, talvez haja esperança na mudança. “Nunca estamos assim tão longe [da violência]”, afirma. “Faz parte da condição humana, mas é a parte que é suposto sermos capazes de controlar. Não é um dado adquirido — vemos o que acontece quando os nossos líderes nos libertam de uma sociedade civil baseada no respeito pelo outro.”

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Fotografia
Os Estados Fraturados da América
Fotografia
Uma Capital Paralisada Celebra Uma Posse Diferente de Todas as Outras
Fotografia
10 Fotografias Inesquecíveis da Nossa Edição do Ano em Imagens
Fotografia
As Fotografias Dramáticas Podem Mudar o Rumo da História – mas nem Sempre
Fotografia
31 Fotografias Intemporais dos Arquivos da National Geographic

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados