Robôs em Marte: 21 Anos de Fotografias Fantásticas

O dia 4 de julho marca os 21 anos da presença de um robô da NASA a trabalhar na superfície de Marte.quarta-feira, 4 de julho de 2018

Em 1997, o Mars Pathfinder aterrou no planeta e explorou a superfície durante três meses, tendo analisado a atmosfera e o clima de Marte e avaliado a composição das rochas e do solo deste planeta. Desde o Pathfinder, houve mais oito robôs a explorar Marte.

As sondas Spirit e Opportunity aterraram em 2004 com a missão de encontrar evidências de existência de água. Juntas, tiraram milhares de fotografias do terreno rochoso de Marte e recolheram dados que levaram os investigadores a acreditar que Marte já foi, de facto, um planeta húmido. Enquanto a Spirit acabou por morrer, a Opportunity continua a funcionar.

A Curiosity, a maior e mais avançada sonda enviada para Marte, aterrou em agosto de 2012. Está equipada como 17 câmaras, um laser e uma broca que recolhe amostras de rochas em pó, na expectativa de encontrar rochas que se tenham formado originalmente em água.

Mais recentemente, a Curiosity enviou novas informações para a NASA sobre a paisagem de um antigo lago na Cratera Gale, em Marte. 

A NASA planeia lançar uma missão em 2020 para estudar um ambiente que, no passado, pode ter sido ótimo para vida microbial.

Continuar a Ler