Fotografia

Fotografias Vintage que Celebram as Mães em Todo o Mundo

Descubra como as mães cuidaram dos seus rebentos nos últimos 100 anos. Quarta-feira, 23 Maio

Por Heather Brady

Equilibrar uma criança sobre a anca. Embalar um bebé, enquanto se segura a mão de outra criança ou se termina uma tarefa.

As mães retratadas nestas imagens de tempos antigos assumem posturas familiares, que se estendem aos quatro cantos do mundo e atravessam barreiras geográficas e culturais. As roupas que envergam e os penteados que exibem podem divergir, mas os seus gestos aproximam-nas, numa clara demonstração de que o amor de mãe é universal.

O próprio Dia da Mãe conta com mais de 100 anos de vida e encerra na sua génese uma história um tanto sombria, tendo sido instituído, inicialmente, por Anna Jarvis para celebrar as mulheres de luto, recordar os soldados caídos em batalha e promover a paz.

"Para Jarvis, era um dia para se estar com a mãe e agradecer por tudo aquilo que fizera em prol dos filhos”, disse a historiadora Katharine Antolini da Universidade de Wesleyan, em West Virginia, em declarações à National Geographic, em 2014. "Não era um dia para celebrar todas as mães. Era um dia para celebrar a melhor das mães, a sua mãe, enquanto filho ou filha.”

Estas fotografias ilustram as formas como mães diferentes cuidaram das crianças, fossem elas seus filhos, filhos dos vizinhos e até mesmo filhos de estranhos, ao longo dos tempos.

Continuar a Ler