Sharks – Exposição de Tubarões pela Primeira Vez na Europa

Sharks, uma das exposições mais emblemáticas da National Geographic estará no Oceanário de Lisboa de setembro de 2018 a janeiro de 2019.terça-feira, 18 de setembro de 2018

Por National Geographic
Fotografias Por Brian Skerry

Inaugurada a 13 de setembro no Oceanário de Lisboa - eleito recentemente o 'Melhor Aquário do Mundo', uma das exposições mais emblemáticas da National Geographic, bateu recordes de visitas nos E.U.A. e chega agora à Europa.
A exposição 'Sharks' conta com 50 fotografias do fotógrafo Brian Skerry, que promete mostrar-nos um novo olhar sobre os predadores do oceano para que percebamos por que é importante proteger esta espécie.

A paixão de Skerry por tubarões foi imediata, após o primeiro encontro do fotógrafo com um tubarão azul, há 30 anos atrás, na costa de Rhode Island (E.U.A.). Descreve o momento dizendo que ficou “encantado pela sua pele azul.” “Todos os meus sentidos ficaram em alerta.
O meu coração acelerou à medida que me aproximei até cerca de um metro de distância. O tubarão mal reparou na minha presença e desapareceu.”

Todos os anos, cerca de 100 milhões de tubarões são capturados (sobretudo para alimentar a afamada sopa de barbatana). Os predadores são essenciais para o bem-estar do nosso ecossistema e estão em permanente risco de sobrevivência. Brian Skerry já fez 14 viagens à volta do mundo para fotografar tubarões-tigre, tubarões-brancos, anequins, entre outros.
Existem mais de 500 espécies de tubarões e nem todos primam por serem fotogénicos.


Conheça seis tubarões dos quais provavelmente nunca ouviu falar.


O fotógrafo descreve-os como “uma mistura de encanto e poder que o leva a mergulhar sucessivamente no mar.” Os tubarões ainda estão no topo da cadeia de animais mais aterradores. Descubra porque temos medo de tubarões e qual a probabilidade de morrermos entre os dentes de um tubarão.
As imagens de Skerry já encantaram os visitantes dos locais onde a exposição passou: Washington, Atlanta, Texas e Califórnia e estarão expostas no Oceanário de Lisboa até janeiro de 2019.

 

Para poder visitar a exposição Sharks é necessário adquirir um bilhete para a exposição permanente do Oceanário de Lisboa (que à data da publicação desta notícia tem um custo de 16 euros).
 

Continuar a Ler