Timothy Allen – Um Zoólogo Apaixonado por Povos Indígenas

Timothy Allen é um fotógrafo e cineasta inglês, conhecido pelo seu trabalho com povos indígenas e comunidades isoladas em todo o mundo.

Friday, August 31, 2018,
Por National Geographic
Timothy Allen

Nos últimos 20 anos o fotojornalista tem viajado e partilhado as histórias das suas aventuras. Trabalhou no The Independent, no mar da china e com tribos na Sibéria. As suas fotografias não retratam o que observa, mas sim a sua relação com as coisas com que contacta e as pessoas com quem se cruza. Para captar a essência do que vivência, acredita que tem de se misturar com estes povos. Não pode ser objetivo e distante como muitos dos seus colegas de trabalho.

Em 2008, Allen ficou supraconhecido depois de produzir um documentário para a BBC intitulado ‘Planeta Humano’. Passou mais de um ano e meio a viajar em mais de 40 países. Colabora há muitos anos com agências de comunicação e os projetos mais recentes já o levaram aos locais mais inóspitos do mundo. É um dos oradores da edição de 2018 do National Geographic Exodus Aveiro Fest.

Organiza retiros de fotografia e dá workshops e palestras de fotografia em todo o mundo. Estas expedições e cursos dão a oportunidade de ouvir os relatos das experiências de Timothy Allen pelos quatro cantos do planeta e de aprender alguns truques e fotografar com o especialista.

Timothy Allen atribui uma bolsa todos os anos a cinco fotógrafos – ‘Timothy Allen Photography Scholarshio Award’. O fotógrafo já foi distinguido com 1 Emmy, 2 BAFTA e 19 menções honrosas para Travel Photographer of the Year, tendo recebido o prémio em 2013.

Ganha inspiração na espécie humana, concretamente nas pessoas que vivem em condições muito especiais. Por vezes, a única coisa que troca com estes povos são sorrisos e olhares.

Mas como se escolhem que histórias se querem contar? Segundo o fotógrafo, a melhor forma é viajar e procurar histórias através de um contacto local.

A imagem escolhida para o cartaz deste ano do National Geographic Exodus Aveiro Fest é da sua autoria e foi fotografada na Papua-Nova Guiné.

Na masterclass em Aveiro, Timothy Allen irá partilhar os seus conselhos, como o que se deve ter em consideração na escolha do ponto de vista da fotografia: a luz e a composição dos elementos que vão ser incluídos na fotografia (e quantos mais melhor!). Vai falar sobre os desafios que enfrenta e os sítios mais remotos que existem no nosso planeta.

A sua masterclass sobre fotografar seres humanos vai ter lugar no dia 1 de dezembro das 10h00 às 13h00 e incluí um exercício de fotografia e pós-produção com todos os participantes. O bilhete pode ser adquirido em: https://www.exodusaveirofest.com/tickets/timothy-allen/.

O fotógrafo considera que fotografar é um ato intuitivo num momento decisivo, em que não se deve hesitar.

O festival National Geographic Exodus Aveiro Fest decorre a 1 e 2 de dezembro de 2018 no Centro de Congressos de Aveiro e reúne alguns dos melhores fotógrafos e cineastas do mundo.

 

Siga as páginas de Instagram e Facebook para acompanhar as aventuras de Timothy Allen!

Continuar a Ler