Mike e Lilliana Libecki – Pai e Filha Exploram o Mundo

Mike Libecki adora escalar os sítios mais selvagens do planeta. Busca entusiasmar-se em tudo o que faz e agora partilha esta paixão com a filha Lilliana, de 14 anos.terça-feira, 18 de setembro de 2018

Por National Geographic

Fez mais de 75 expedições, escalou com algumas das piores condições imagináveis, correu risco de vida várias vezes, mas nada o impede de continuar a arriscar. Gosta especialmente de destinos selvagens e que preservem um estado intocado, inexplorado e misterioso. Mike Lbecki é um dos 12 oradores do National Geographic Exodus Aveiro Fest, que terá lugar dia 1 e 2 de dezembro  de 2018 no Centro de Congressos de Aveiro. A ele junta-se a sua filha – Lilliana Libecki, que começou a viajar com o explorador aos nove anos de idade.

Mike, galardoado com a distinção de Explorador do Ano de 2013 da National Geographic, diz que sofre de DEEO – Doença de Escalada de Exploração Obsessiva e provavelmente transmitiu esta ‘enfermidade’ saudável, mas um tanto obsessiva, a Lilliana.

“A altura certa é agora.”

Não há momentos certos para viajarmos e explorarmos aquilo que o mundo nos oferece. A paixão pela aventura é contagiante. Aos seis anos, Mike Libecki percebeu que esta era a vida que queria ter. Uma vida de explorador.

O homem sempre foi explorador desde os primórdios da sua existência. Quase todos escalámos um sofá em criança. E, por isso, explorar é algo intrínseco a todos nós, de uma forma mais ou menos vincada e mais ou menos aditiva.

Afirma viver uma vida dupla – a das expedições e exploração, e a de pai dedicado de Lilliana. Quando fala para a câmara nas suas expedições, dirige-se à filha. Treinou-a para a levar à Antártida quando tinha 11 anos. Pegou-lhe o vício das viagens e Lilliana estabeleceu um objetivo invulgar: conhecer os sete continentes antes dos 13 anos, e conseguiu cumpri-lo.

Lilliana Libecki começou cedo: já esteve em mais de 25 países e acompanhou o pai em seis grandes expedições. Foi a menina mais nova a realizar uma expedição de ski na Antártida, com apenas 11 anos, e um ano depois escalou o Kilimanjaro. É uma inspiração para crianças e adultos.

 

“Sonhe alto… e escale os seus sonhos.”

O explorador afirma que a paciência e o otimismo são os segredos para alcançarmos os nossos sonhos. Quanto mais alto sonharmos, mais alto podemos chegar. Mas sem paixão e entusiasmo, não vivemos da mesma forma. Mike defende que o medo é uma ferramenta importante. Veja a TEDx Talk de Mike intitulada ‘Why Ration Passion?’ (‘Por que Racionar a Paixão?’).

A sua filha criou uma associação sem fins lucrativos ambiente – The Joyineering Fund, que pretende retribuir ao planeta aquilo que ele nos dá. Lilliana é o exemplo de que não há desculpas para adiar os nossos sonhos. Já instalou energia solar no Peru, Nepal e Tanzânia. Levou luz e melhorou a educação em escolas, orfanatos e mosteiros.

Juntos no National Geographic Exodus Aveiro Fest, Mike e Lilliana Libecki vão partilhar pistas e informações sobre os limites na educação das crianças. Pretendem que a educação melhore para um futuro mais justo e flexível e cheio de oportunidades de explorarem o nosso planeta.

Não perca a sua palestra conjunta no dia 1 de dezembro às 10:00. Até lá, espreite as suas aventuras na conta de Instagram.

Continuar a Ler