Yann Arthus-Bertrand é a Personalidade Exodus 2018 e Vem a Portugal

Yann Arthus-Bertrand é a personalidade homenageada em 2018, no National Geographic Exodus Aveiro Fest. Fotógrafo há mais de 40 anos, é Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas e o realizador de ‘HOME’ e ‘HUMAN’.

Sunday, November 11, 2018,
Por National Geographic
Fotografia de Yann Arthus-Bertrand
Fotografia de Yann Arthus-Bertrand, reconhecido fotógrafo, embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas e o realizador de ‘HOME’ e ‘HUMAN’.

"Sou apenas um homem entre 7 biliões de outras pessoas." Yann Arthus-Bertrand é fascinado pela natureza e pelo mundo animal desde sempre. Antes de ter 20 anos já dirigia uma reserva natural no centro de França. A paixão pela fotografia surgiu depois, quando viveu no Quénia e fez um estudo sobre o comportamento dos leões e começou a utilizar a máquina fotográfica para complementar as suas observações.

Foi no continente africano que descobriu outra paixão: a fotografia aérea. Em 1991, fundou a primeira agência de aerofotografia – ‘Altitute’. Desenvolveu projetos mais longos, livros e exposições, focando-se na relação humana com a natureza. Projetos como ‘The Earth from Above’, ‘Animals’, ‘HOME’ e ‘HUMAN’, são alguns dos seus trabalhos com mais notoriedade.

Fotografia aérea do reconhecido fotógrafo, embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas, e realizador de ‘HOME’ e ‘HUMAN’.

Em 2003 iniciou um dos maiores projetos fotográficos e humanos de sempre – ‘Six Billion Others’, fotografando pessoas em todo o mundo e recolhendo os seus testemunhos em vídeo. O fotógrafo acredita que os olhos são mesmo o espelho da alma, porque "não há nada mais constrangedor do que alguém olhar para si diretamente nos seus olhos e mostrar a sua alma". Cada vida é única, por isso cada olhar é diferente.

No ano de 2005 criou a Fundação GoodPlanet com o intuito de aumentar a proteção ambiental. Esta organização tem-se focado na educação ambiental e luta contra as alterações climáticas. O seu compromisso por esta causa, valeu-lhe a nomeação para Embaixador da Boa Vontade para o Programa Ambiental das Nações Unidas, em 2009.

Em 2011 co-realizou ‘PLANET OCEAN’ com Michael Pitiot, lançado em 2012 na Conferência das Nações Unidas Rio+20.

Depois de conhecer milhares de pessoas e ouvir tantas histórias diferentes, questionou-se se todos teremos a mesma ambição por liberdade, amor e reconhecimento. "O que significa ser humano hoje em dia? Será que as nossas necessidades são as mesmas? Por que é que mantemos os mesmos erros, geração após geração? Por que ainda é tão difícil compreendermo-nos uns aos outros?". 60 países, 2000 testemunhos e dois anos depois, culminaram no filme ‘HUMAN’, estreado em 2015. Nesse ano, apresentou outro filme seu – ‘TERRA’, que nos conta a história da vida na Terra.

Fotografia de Yann Arthus-Bertrand, reconhecido fotógrafo, embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas e realizador de ‘HOME’ e ‘HUMAN’.

"Há 40 anos que fotografo o nosso planeta e a diversidade humana e pressinto que a humanidade não está a fazer nenhum progresso". É desta forma que Yann Arthus-Bertrand apela à preservação do planeta. As suas fotografias, muitas vezes feitas em balões, aviões e helicópteros, revelam a beleza da humanidade e a beleza da Terra, mas também nos mostram o impacto da poluição e a escassez dos recursos naturais.

Yann Arthus-Bertrand é a Personalidade do Ano Exodus 2018, que decorrerá a 1 e 2 de dezembro no Centro de Congressos de Aveiro. Pode acompanhar o trabalho do fotógrafo e realizador na sua conta de Instagram e página de Facebook.

Continuar a Ler