Fotografia Aérea do Deserto Tirada Por Piloto Vence Concurso de Fotografia de 2018 da National Geographic

Voando a grande altitude sobre o deserto, o fotógrafo Jassen Todorov conseguiu obter uma escala espetacular e venceu o grande prémio.terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Era um dia quente de final de maio no deserto, pouco depois do Apple Valley, na  Califórnia, e Jassen Todorov sabia que o calor abrasador era um obstáculo a ultrapassar pela sua pequena aeronave — uma Piper Warrior de 1976.

Todorov já tinha voado várias vezes sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia, pelo que estava familiarizado com a zona e sabia da existência de um parque de armazenamento da Volkswagen situado junto ao Aeroporto Logístico do Sul da Califórnia. Foi naquele local que Todorov tirou a fotografia que viria a vencer o grande prémio do concurso de fotografia de 2018 da National Geographic.

O Aeroporto Logístico do Sul da Califórnia, também conhecido como o Aeroporto de Victorville, é famoso por armazenar aeronaves em fim de vida, que acabarão por servir para ferro velho e peças. Mas depois das notícias de 2015, segundo as quais a Volkswagen estava a produzir automóveis que adulteravam os testes de emissões de gases, o vasto terreno adjacente ao aeroporto tornou-se um cemitério de veículos retirados do mercado.

Quando Todorov leu as notícias segundo as quais os veículos retirados do mercado estavam a ser armazenados no aeroporto, ficou atónito com a dimensão do caso e quis ver a cena com os seus próprios olhos.

Violinista de profissão, Todorov começou a cruzar os ares no início do século, tendo acabado por se tornar instrutor de voo, o que fez com que se interessasse pelo registo visual do mundo terreno a partir dos céus, seja o registo de locais de rara beleza seja a captura de imagens relacionadas com desafios ambientais.

"Quando faço voos longos, ouço muita música", conta Todorov. "Posso combinar a música, a aviação e a fotografia. A música tem muito de estrutura e composição, cores e padrões, humores e personalidades. Quando olho para uma fotografia, penso nas mesmas coisas.”

Todorov subiu aos céus em cuidada coordenação com o a torre de controlo do aeroporto de forma a poder passar várias vezes sobre a cena que esperava registar em fotografia. Depois de investigar a área no  Google Maps, ficou com uma ideia da imagem que pretendia obter.

Pilotar o avião, comunicar com a torre de controlo do aeroporto e, ao mesmo tempo, fotografar é uma acrobacia que Todorov aperfeiçoou com os anos. O piloto sentiu uma mistura de emoções quando se aproximava da zona.

"Aqueles carros estão ali parados a apanhar pó", afirma.

Pode-se ver milhares de automóveis Volkswagen e Audi abandonados no Deserto de Mojave, na Califórnia. Os modelos fabricados entre 2009 e 2015 com motores de dois litros e quatro cilindros adulteraram os testes de emissões de gases exigidos pela Agência de Proteção Ambiental. Depois do escândalo, a Volkswagen retirou milhões de automóveis do mercado e criou 37 locais de armazenamento nos EUA para guardar os automóveis devolvidos pelos proprietários.

"Ao registar cenas como esta, espero que nos tornemos mais conscientes e cuidemos melhor do nosso belo planeta", afirma Todorov.

Como membro ativo da comunidade de fotografia National Geographic Your Shot, Todorov irá continuar a tirar fotografias e a partilhar as suas imagens. Segundo afirma: "Your Shot é uma parte dominante da minha vida desde a minha adesão. É fácil perdermo-nos entre os milhares de fotografias extraordinárias de todos os cantos do mundo.”

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler