Fotografia

Daniel Berehulak – Uma Lente Amplamente Galardoada no Exodus

Daniel Berehulak é um dos fotógrafos mais viajados do grupo de oradores da edição de 2019 do National Geographic Exodus Aveiro Fest.sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Por National Geographic
O seu trabalho já foi reconhecido com dois prémios Pulitzer.

Se listássemos todos os prémios entregues a Daniel Berehulak este artigo teria o dobro da sua extensão atual. O fotojornalista australiano imensamente premiado, vive atualmente na Cidade do México, onde trabalha em projetos pessoais, reporta notícias de última hora e desenvolve projetos para clientes.

Nativo de Sydney, Daniel visitou mais de 60 países, fazendo a cobertura de momentos históricos como a Guerra do Iraque, o julgamento de Saddam Hussein, o trabalho infantil na Índia, as eleições no Afeganistão e o retorno de Benazir Bhutto ao Paquistão, e documentou as consequências do tsunami no Japão e do desastre de Chernobyl.

Nativo de Sydney, Daniel visitou mais de 60 países, fazendo a cobertura de momentos históricos.

O seu trabalho já foi reconhecido com dois prémios Pulitzer, em 2015 com o Feature Photography - pela cobertura da epidemia Ébola na África Ocidental, e em 2017 com o Breaking News Photography - pela cobertura da chamada guerra às drogas nas Filipinas, ambas as reportagens para o The New York Times. Estas são algumas das várias honras que a sua fotografia conquistou, incluindo seis prémios World Press Photo, dois prémios Fotógrafo do Ano do Pictures of the Year International e os prestigiosos prémios John Faber, Olivier Rebbot e Feature Photography do Overseas Press Club, entre outros.

Com pais imigrantes, Daniel cresceu numa quinta nas imediações de Sydney. As suas raízes ucranianas fizeram com que os seus pais não considerassem a fotografia um negócio viável, por isso Daniel Berehulak começou a trabalhar muito cedo na quinta e na empresa de refrigeração do seu pai. Depois de concluir os seus estudos na Universidade New South Wales, com um diploma em História, a sua carreira como fotógrafo começou humildemente: a filmar competições desportivas para uma pessoa que geria o seu negócio a partir da garagem. Em 2002, começou a trabalhar como freelancer na Getty Images, em Sydney, cobrindo sobretudo eventos desportivos. Em 2005 Daniel começou a trabalhou em Londres e em 2009 em Nova Delhi, como fotógrafo de notícias da Getty Images. Em julho de 2013 Daniel embarcou numa carreira de freelancer para abraçar os seus projetos pessoais e profissionais.

Não perca as histórias à frente da sua lente, no National Geographic Exodus Aveiro Fest a 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Compre já os seus bilhetes.

Acompanhe os seus projetos:
Website Oficial de Daniel Berehulak 
Instagram Oficial de Daniel Berehulak

Continuar a Ler