Frans Lanting – Uma Lente Onírica no Exodus

Frans Lanting documenta a vida selvagem de África à Antártida há mais de três décadas, revelando o seu amor pela natureza e a sua preocupação pelo nosso planeta. Foi um dos oradores do Exodus Aveiro Fest de 2019.

Publicado 29/08/2019, 15:24 WEST, Atualizado 7/12/2020, 13:38 WET
Uma das muitas imagens que ilustram o poder sublime da fotografia.

Uma das muitas imagens que ilustram o poder sublime da fotografia.

Fotografia de Frans Lanting

As suas imagens são mais do que maravilhosas. São sublimes... vão mais além. Frans Lanting é aclamado como um dos maiores fotógrafos do nosso tempo. As suas fotografias figuram em livros, revistas e (mais de 100) exposições em todo o mundo. Nascido em Roterdão, na Holanda, fez mestrado em economia e mudou-se para os Estados Unidos para estudar planeamento ambiental. A seguir começou a fotografar o mundo natural e nunca mais parou.

Há mais de três décadas que Frans documenta a vida selvagem da Amazónia à Antártida, para promover a compreensão sobre a Terra e sua história natural, através de imagens que transmitem a sua paixão pela natureza, e uma admiração e preocupação com o nosso planeta. De acordo com a BBC “estabeleceu os padrões para uma geração de fotógrafos de vida selvagem”.

VEJA ALGUMAS IMAGENS MAGNÍFICAS DE FRANS LANTING

Frans trabalha frequentemente para a National Geographic, onde foi fotógrafo residente. Para o antigo Diretor de Fotografia da marca, “ele tem a mente de um cientista, o coração de um caçador e os olhos de um poeta”. Nas suas expedições, já viveu durante meses com aves marinhas no Oceano Pacífico e acampou com tartarugas gigantes dentro de um vulcão nas Galápagos.

O seu trabalho também inclui estudos ecológicos da Índia à Nova Zelândia, bem como características da beleza e do sofrimento dos albatrozes, as quase extintas chitas asiáticas no Irão, e um notável estudo de chimpanzés no Senegal, que está a lançar uma nova luz sobre a evolução humana.

Os livros de Frans receberam inúmeros prémios e elogios: “Nenhum fotógrafo transforma os animais em arte mais completamente do que Frans Lanting”, segundo a revista The New Yorker. Em 2000, o seu livro Eye to Eye foi nomeado pela National Public Radio-KQED como um dos 50 livros de não-ficção mais influentes do século XX.

Frans foi galardoado várias vezes pelo seu trabalho. Em 2001 o Príncipe Bernhard condecorou-o como cavaleiro na Ordem Real da Arca Dourada, a mais alta honra da Holanda. Recebeu os principais prémios do World Press Photo, o título de Fotógrafo de Vida Selvagem do ano da BBC, e o prémio Ansel Adams do Sierra Club. Foi indicado como membro da Royal Photographic Society em Londres, e recebeu o prémio Lennart Nilsson, da Suécia.

Este ano, o festival Exodus Aveiro Fest dá lugar ao ExodusTalks, um evento exclusivamente digital que decorre no dia 12 de dezembro. Se ainda não conseguiu assistir ao icónico evento ou anseia por matar saudades do festival, não perca esta oportunidade! Adquira o seu bilhete para o evento aqui.

Acompanhe os projetos de Frans Lanting:
Website Oficial
Instagram Oficial

 

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados