Joel Santos – Uma Lente Portuguesa no Exodus

Joel Santos dedica-se a fotografar e filmar paisagens e culturas em todo o mundo. É um dos oradores do ExodusTalks que se realiza a 12 de dezembro de 2020.

Publicado 29/08/2019, 14:53 WEST, Atualizado 7/12/2020, 13:39 WET
Etiópia

Uma das fotografias icónicas de Joel Sartore, na Etiópia.

Fotografia de Joel Santos

Abandonou a carreira de economista para se dedicar ao que mais gosta: a fotografia. Joel Santos começou a fotografar em 2003 e tornou-se um reconhecido fotógrafo e videógrafo profissional de viagens, premiado com o prestigiado Travel Photographer of the Year em 2016.

Publicou mais de uma centena de artigos e crónicas em jornais e revistas como a National Geographic, The Guardian, The Times e Courrier. As suas fotografias são frequentemente utilizadas por grandes marcas como a Canon, da qual é embaixador, Microsoft, ABC Studios e Samsung.

O antigo economista afirma que “quando fotografa, é o homem mais feliz da Terra”. Autor de nove livros, que incluem best-sellers como ‘FOTOgrafia’ e ‘FOTOPortugal’, é também diretor da revista O Mundo da Fotografia Digital, professor de fotografia e líder de tours fotográficas pelo mundo. Foi um dos oradores da edição de 2018 do Exodus Aveiro Fest e a sua palestra está incluída no ExodusTalks, um evento exclusivamente digital realizado a 12 de dezembro de 2020.

Joel Santos abandonou a carreira de economista para se dedicar à fotografia.

Fotografia de Joel Santos

A trabalhar une duas paixões: viajar e fotografar. Não há nada que mais goste de fazer. As expedições que mais o marcaram foram às culturas inóspitas da Etiópia, Gana e Mongólia. Produziu documentários sobre estes e outros países com imagens aéreas inéditas. Mais tarde, filmou e dirigiu a série televisiva VISÃO de Portugal, com Magali Tarouca.

Joel adora a natureza, o povo humano e a fotografia. Aprecia fotografar tradições que estão a desvanecer com o tempo e procurar como diferentes culturas encontram a fonte da felicidade. O perigo não o assusta e a abstração que atinge quando fotografa é tanta, que não pensa em mais nada.

Este ano, o festival Exodus Aveiro Fest dá lugar ao ExodusTalks, um evento exclusivamente digital que decorre no dia 12 de dezembro. Se ainda não conseguiu assistir ao icónico evento ou anseia por matar saudades do festival, não perca esta oportunidade! Adquira o seu bilhete para o evento aqui.

Acompanhe os projetos de Joel Santos:
Website Oficial
Instagram Oficial

Continuar a Ler