Veronique de Viguerie – Uma Lente Destemida no Exodus

Veronique de Viguerie dedica-se a documentar histórias em todo o mundo, por vezes em zonas e conflitos que preferíamos não ver. É uma das oradoras do National Geographic Exodus Aveiro Fest de 2019.quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Por National Geographic
Mulheres polícia em Kandahar, no Afeganistão, em 2009.
Mulheres polícia em Kandahar, no Afeganistão, em 2009.
fotografia de Veronique de Viguerie

Veronique de Viguerie, escolheu uma profissão que lhe permite ir a locais em que a maioria das pessoas não pode ir: é fotojornalista. Documenta momentos difíceis da história, zonas cinzentas, locais que muitas vezes preferíamos não ver.
Desde 2006 cobre histórias em todo o mundo: Afeganistão, Iraque, Somália, Líbano, Caxemira, México, Argélia, Guatemala, Paquistão, Níger, Nigéria, Mali, Síria, entre outros países. Testemunhou um ataque bombista, embarcou com soldados americanos, foi uma das primeiras pessoas ocidentais a conhecer os Taliban e foi acusada de trair o seu país por fotografar os rostos dos inimigos de guerra…

Veronique é especialmente reconhecida por ter fotografado os Taliban no Afeganistão, os Piratas na Somália, os Piratas do Petróleo na Nigéria, as Sicarias (mulheres assassinas) na Colômbia, o MNLA no Mali, entre outros. Assume corajosamente estas tarefas desafiadoras e projetos pessoais em alguns dos locais mais perigosos do planeta, muitas vezes trabalhando com a sua amiga e colega jornalista, Manon Querouil Bruneel.
Em 2006 publicou o primeiro livro Afghanistan, Regards Croises com Marie Bourreau, em 2011 Carnets de Reportage du XXIe siècle e em 2015 Profession: Reporter novamente com Manon Querouil Bruneel.

O seu trabalho Afeganistão Insh’Allah foi exibido em Visa Pour l ‘Imagem em Perpignan, em Paris e no Festival Scoop, em Angers. The Oil War in Nigeria foi exibido no festival de Bayeux, para os correspondentes de guerra. As suas fotografias são publicadas regularmente no Paris-Match, New-York Times Magazine, Newsweek, El Pais, Der Spiegel, Figaro Magazine, The Guardian, entre outros publishers. Não perca as histórias à frente da sua lente, no National Geographic Exodus Aveiro Fest a 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Compre já os seus bilhetes.

Acompanhe os seus projetos:
Website Oficial de Veronique de Viguerie
Instagram Oficial de Veronique de Viguerie

Continuar a Ler