Fotografia

Veronique de Viguerie – Uma Lente Destemida no Exodus

Veronique de Viguerie dedica-se a documentar histórias em todo o mundo, por vezes em zonas e conflitos que preferíamos não ver. É uma das oradoras do National Geographic Exodus Aveiro Fest de 2019.quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Por National Geographic
Mulheres polícia em Kandahar, no Afeganistão, em 2009.

Veronique de Viguerie, escolheu uma profissão que lhe permite ir a locais em que a maioria das pessoas não pode ir: é fotojornalista. Documenta momentos difíceis da história, zonas cinzentas, locais que muitas vezes preferíamos não ver.
Desde 2006 cobre histórias em todo o mundo: Afeganistão, Iraque, Somália, Líbano, Caxemira, México, Argélia, Guatemala, Paquistão, Níger, Nigéria, Mali, Síria, entre outros países. Testemunhou um ataque bombista, embarcou com soldados americanos, foi uma das primeiras pessoas ocidentais a conhecer os Taliban e foi acusada de trair o seu país por fotografar os rostos dos inimigos de guerra…

Veronique é especialmente reconhecida por ter fotografado os Taliban no Afeganistão, os Piratas na Somália, os Piratas do Petróleo na Nigéria, as Sicarias (mulheres assassinas) na Colômbia, o MNLA no Mali, entre outros. Assume corajosamente estas tarefas desafiadoras e projetos pessoais em alguns dos locais mais perigosos do planeta, muitas vezes trabalhando com a sua amiga e colega jornalista, Manon Querouil Bruneel.
Em 2006 publicou o primeiro livro Afghanistan, Regards Croises com Marie Bourreau, em 2011 Carnets de Reportage du XXIe siècle e em 2015 Profession: Reporter novamente com Manon Querouil Bruneel.

O seu trabalho Afeganistão Insh’Allah foi exibido em Visa Pour l ‘Imagem em Perpignan, em Paris e no Festival Scoop, em Angers. The Oil War in Nigeria foi exibido no festival de Bayeux, para os correspondentes de guerra. As suas fotografias são publicadas regularmente no Paris-Match, New-York Times Magazine, Newsweek, El Pais, Der Spiegel, Figaro Magazine, The Guardian, entre outros publishers. Não perca as histórias à frente da sua lente, no National Geographic Exodus Aveiro Fest a 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Compre já os seus bilhetes.

Acompanhe os seus projetos:
Website Oficial de Veronique de Viguerie
Instagram Oficial de Veronique de Viguerie

Continuar a Ler