Fotografia

Mandy Barker – Uma Lente Focada em Plástico no Exodus

Mandy Barker é uma fotógrafa reconhecida mundialmente, com trabalho publicado em mais de 40 países. É uma das oradoras da edição de 2019 do National Geographic Exodus Aveiro Fest.terça-feira, 22 de outubro de 2019

Por National Geographic
O trabalho da fotógrafa Mandy Barker foi publicado em mais de 40 países e tem-se focado na poluição por plásticos.
O trabalho da fotógrafa Mandy Barker foi publicado em mais de 40 países e tem-se focado na poluição por plásticos.

Mandy Barker é uma fotógrafa reconhecida mundialmente cujo trabalho foi amplamente premiado. Na última década, o seu trabalho envolvendo detritos plásticos marinhos recebeu reconhecimento global. Ao trabalhar com cientistas, Mandy visa aumentar a consciencialização sobre a poluição por plásticos nos oceanos do mundo, dando destaque aos efeitos prejudiciais para a vida marinha e para os seres humanos.

Em junho de 2019, Barker participou na 'Expedição de Poluição Plástica da Ilha Henderson', que recebeu o título de 'Expedição de Bandeira do Clube dos Exploradores'. Apenas 3 a 5 expedições são reconhecidas com essa chancela anualmente - expedições anteriores incluíram a Missão Espacial Apollo 11 e o mergulho no Challenger Deep.

Em 2012, foi premiada com a Bolsa Ambiental da Royal Photographic Society, permitindo que se juntasse a cientistas numa expedição de pesquisa que navegou do Japão ao Havai para examinar o acúmular de detritos plásticos marinhos na zona de detritos do tsunami no Oceano Pacífico. Em junho de 2017, foi convidada pelo Greenpeace a ingressar a Expedição Beluga II, que navegou pelas localidades remotas e exclusivas de Inner Hebrides, na Escócia, para recuperar detritos de plástico.

A fotógrafa afirma que o objetivo do seu trabalho “é suscitar e estimular uma resposta emocional no espectador, combinando uma contradição entre a atração estética inicial e a mensagem subsequente de conscientização. O processo de pesquisa é uma parte vital do meu desenvolvimento, pois as imagens que faço são baseadas em fatos científicos, essenciais para a integridade do meu trabalho".

O seu trabalho foi publicado em mais de 40 países, incluindo a National Geographic, Time e The Guardian. Ela participa regularmente em entrevistas com a BBC, Vice e CNN, entre outros, e as suas imagens foram exibidas em todo o mundo, em mais de 30 festivais de fotografia diferentes. As suas imagens inspiram-nos a repensar o desperdício plástico. Não perca as histórias à frente da sua lente, no National Geographic Exodus Aveiro Fest a 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Compre já os seus bilhetes.

Acompanhe os seus projetos:
Website Oficial de Mandy Barker
Instagram Oficial de Mandy Barker

 

Continuar a Ler