Fuja para o passado através destas 30 fotografias dos arquivos da National Geographic
Embora a pandemia de COVID-19 nos tenha ensinado a adaptar a não estarmos fisicamente juntos, tem sido difícil não ter saudades dos encontros pessoais com entes queridos e amigos. Estas fotografias relembram momentos como esses.

La Perla
Um artigo na edição de abril de 1983, intitulado "O Estado Incerto de Porto Rico", analisou o debate sobre a independência de Porto Rico - um debate que continua até hoje. Nesta fotografia, os adolescentes do bairro de de La Perla, em San Juan, ouvem música, acompanhados pelos seus cães.
Viagem de Comboio
A edição de março de 1996 conduziu os leitores numa viagem ao longo do rio Hudson, em Nova Iorque. Nesta fotografia, uma mãe leva as suas filhas gémeas para o seu local de trabalho em Nova Iorque, a mais de uma hora de comboio de sua casa em Garrison, Nova Iorque.
Escoceses
Um barman serve uma caneca de cerveja num bar em Brodick, Ilha de Arran, Escócia. A ilha de Arran, localizada ao largo da costa oeste da Escócia, tem menos de 5.000 habitantes, e foi o tema de um artigo na edição de julho de 1965.
Correr Livremente
Um artigo na edição de abril de 1974 documentou um acampamento juvenil em Wisconsin, onde as crianças mergulharam na natureza para aprender sobre isso. Nesta fotografia, as crianças caminham num pântano, fingindo ser veados, para obter uma melhor compreensão das perspetivas dos animais sobre o ambiente.
No Topo
Nesta imagem da edição de dezembro de 1960, os turistas olham para o Central Park do topo do Edifício RCA de Nova Iorque - agora conhecido como 30 Rockefeller Plaza. O Central Park é uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo, acolhendo mais de 40 milhões de pessoas por ano.
Caminhadas em Banf
Um caminhante solitário atravessa terreno rochoso perto da Passagem Sentinel no Parque Nacional Banff, no Canadá. Todos os anos, mais de quatro milhões de pessoas visitam o parque com vistas panorâmicas.
Colheita de Trigo
Um artigo na edição de maio de 2004 documentou as Grandes Planícies e as lutas vividas pelas suas quintas familiares. Nesta imagem, os ceifeiros colhem trigo de inverno com máquinas de alta tecnologia no Kansas — às vezes até 200 hectares por dia.
Aula de Hula
Um mestre de hula dá as mãos aos estudantes numa praia na ilha havaiana de Kauai. Esta fotografia foi tirada para um artigo de dezembro de 2002 sobre os esforços dos havaianos nativos em preservar a sua herança polinésia mais de um século após os EUA derrubarem o reino pacífico.
Com a Avó
À semelhança da avó, uma menina carrega uma versão de um cesto de colheita em miniatura na Prefeitura de Chiba, ilha de Honshu, Japão. Um artigo na edição de abril de 1990 ilustrou as formas como as mudanças nas normas culturais no Japão afetavam a vida das mulheres.
Prasat Kravan
Prasat Kravan é um templo hindu do século X em Angkor, Camboja. A edição de julho de 2009 analisou os sítios históricos de Angkor, antiga capital do Império Khmer.
Templo Antigo
Um artigo de junho de 2002 sobre os antigos impérios que se estendia ao longo das montanhas dos Andes. Aqui, uma família boliviana entra num pátio afundado de um templo.
Colónia de Pinguins
Na Antártida, os pinguins-imperador amontoam-se para se aquecerem com outras crias e adultos. Quando o verão chegar, as crias serão grandes o suficiente para pescarem por si próprias.
Filha Única
Numa clínica de saúde no Bangladesh, uma criança aconchega-se no sari da mãe grávida. A sua mãe irá receber um check-up e conselhos para uma gravidez saudável. Esta fotografia apareceu originalmente na capa da edição de outubro de 1998.
Lírios-de-água
Um jardineiro no Kew Gardens de Londres usa uma folha de lírio-de-água como guarda-chuva improvisado. A remoção da folha permite espaço para o crescimento, uma vez que a maior espécie de lírio-de-água pode crescer até 1,5 metros de largura em apenas três dias.
Celebrações de Casamento
No início da década de 1980 em Amã, Jordânia, uma noiva dança com uma amiga enquanto o Rei Hussein se encontra ao fundo da sala. Hussein tornou-se rei da Jordânia aos 17 anos e governou durante 47 anos antes de falecer com cancro em 1999.
Orações Noturnas
Na Colónia Huterita de Forest River, no Dakota do Norte, as crianças rezam em alemão após o jantar. Os huteritas são uma fação dos anabatistas, originária da Alemanha, e que vive em comunidade.
Lago dos Cisnes
Os cisnes-bravos agitam-se na luz matinal no Lago Kussharo em Hokkaido, Japão. Mesmo no inverno, as termas impedem o lago de congelar completamente, criando um ambiente perfeito para os pássaros.
Glaciar Gargantuan
O glaciar Perito Moreno, da Argentina, estende-se por quase 160 quilómetros quadrados e ergue-se 60 metros acima do Lago Argentino. Os cientistas acreditam que o glaciar, uma das dezenas de campos de gelo no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagónia, tem 18.000 anos.
Penas Fantásticas
Dois homens observam um galo-de-cauda-comprida na Ilha de Shikoku, Japão. À esquerda está o criador do galo, e à direita está o fisiologista aviário Frank X. Ogasawara, que recebeu uma bolsa para estudar as aves e escreveu sobre as suas descobertas na edição de dezembro de 1970.
Azeite
Um artigo da edição de setembro de 1999 foi dedicado ao azeite e aos seus inúmeros usos. Nesta fotografia, talhas centenárias armazenam azeite numa propriedade toscana que fez este "ouro líquido" durante 1.200 anos.
Cáfila
A edição de novembro de 1921 gabava-se de "dezasseis páginas de ilustrações a cores". Um deles era este retrato de dois comerciantes afegãos e dos seus camelos a viajar pela Índia.
Muro das Lamentações
À medida que amanhece em Jerusalém, centenas de judeus reúnem-se no Muro das Lamentações. Sendo um dos locais mais sagrados do Judaísmo, crentes de todo o mundo fazem peregrinações até aqui para rezar e deixar notas a Deus que colocam nas fendas na parede.
Refúgio da Medusa
Um pequeno peixe encontra refúgio entre os tentáculos de uma medusa-da-lua no mar da Tasmânia, entre a Austrália e a Nova Zelândia. Quando o perigo se aproxima, os peixes contam que os predadores temam a picada da medusa.
Túmulos da Normandia
A viúva de Theodore Roosevelt Jr. ao lado do túmulo do marido na Normandia. O filho do Presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, conduziu tropas à praia de Utah durante os desembarques da Normandia na Segunda Guerra Mundial, mas faleceu após ataque cardíaco um mês depois, aos 56 anos. Recebeu postumamente a Medalha de Honra. A sepultura à esquerda é do seu irmão, Quentin, que morreu em combate em França, no ano de 1918.
Dia do Peru
Como parte do Worthington, o Dia do Peru do Minnesota, que se realiza todos os anos em setembro, dezenas de perus desfilam pela rua principal da cidade. Esta imagem foi publicada originalmente na edição de fevereiro de 1976, mas o festival acabou de celebrar o seu 82º aniversário em setembro de 2021.
Búfalos Antigos
Estas antigas figuras de barro de búfalos, com aproximadamente 14.000 anos, foram encontradas na gruta Tuc D'audoubert, nas profundezas das montanhas dos Pirinéus franceses. Um artigo na edição de outubro de 1988 abordou a procura mundial pelas origens dos humanos modernos.
Apanhar Gatinhos
Voluntários em Florida Keys seguram uma ninhada de gatinhos selvagens à espera de serem esterilizados e castrados. Os gatos selvagens matam milhões de pássaros, répteis e mamíferos todos os anos. Programas de esterilização e castração como este conseguem manter a população sob controlo.
Água Branca
Ventos fortes transformam o Río Paine em água branca no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Enquanto a Patagónia continua a ser um dos lugares mais selvagens da Terra, estes rios rápidos podem ser uma fonte de energia hídrica tentadora.
Rei Tutankamon
Nesta fotografia da edição de setembro de 2010, os visitantes espalham-se à volta da máscara funerária do rei Tutankamon no Museu Egípcio do Cairo. Criada a partir de ouro e decorada com vidro colorido e pedras preciosas, a máscara foi colocada na múmia do rei Tut após a sua morte em 1323 a.C. O arqueólogo britânico Howard Carter descobriu o túmulo em 1922, despertando o interesse mundial no Antigo Egito.
Homenagem no Capitólio
Jackie Kennedy e a sua filha Caroline, de cinco anos, ajoelham-se ao lado do caixão do Presidente John F. Kennedy, depois do seu assassinato a 22 de novembro de 1963. Estima-se que 250.000 pessoas prestaram homenagem ao presidente enquanto esteve no capitólio durante 21 horas.