Descubra a beleza dos parques nacionais dos EUA no inverno
Desde glaciares imponentes a vales gelados, explore algumas das paisagens invernais mais icónicas da América do Norte.

Seis rios selvagens (incluindo o rio Alatna, aqui retratado) fluem através do Parque Nacional dos Portões do Ártico, no Alasca, onde picos de granito se elevam a mais de 2.100 metros de altitude. O inverno transforma este e vários outros parques nacionais dos EUA em maravilhas geladas, tornando esta estação do ano no momento ideal para os trenós puxados por cães, os esquiadores e os aventureiros visitarem estas maravilhas naturais cobertas de neve.
O Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, atrai visitantes durante o inverno com o seu vale coberto de neve e as Cataratas de Yosemite, que são 10 vezes mais altas do que as Cataratas do Niagara. Existe também a famosa Pista de Gelo de Curry Village, aberta no parque desde 1920.
Para escalar o Monte Owen, o segundo pico mais alto do Parque Nacional de Grand Teton, é necessário um misto de montanhismo e escalada, mas vale a pena o esforço pelas vistas deslumbrantes obtidas no cume.
Uma das paragens regulares nas visitas guiadas pelo Parque Nacional de Denali, no Alasca, é a Passagem Polychrome a 1.800 metros de altura. Com um miradouro que oferece vistas panorâmicas, esta estrada estreita também funciona como um ponto de encontro popular para os ursos-pardos.
Denali (anteriormente conhecido por Monte McKinley) é o pico mais alto da América do Norte, com mais de 6.000 metros de altura. Os alpinistas podem escalar a desafiadora rota de Cassin Ridge, uma das subidas mais técnicas do mundo; os caminhantes podem chegar ao topo a partir de West Buttress, que começa nos 2.200 metros de altitude.
No Parque Nacional dos Fiordes Kenai, no Alasca, o Trilho do Campo de Gelo Harding, uma caminhada de ida e volta que ronda os 13 quilómetros, atravessa florestas de choupos e amieiros até revelar uma vista do campo de gelo, um lembrete congelado de eras passadas.
Esculpido pelos rios Green e Colorado de Utah, o terreno acidentado do Parque Nacional de Canyonlands parece borbulhar com os seus penhascos escadeados e torres de arenito em tons de vermelho e laranja – um contraste nítido quando está coberto de neve branca.
Os esquiadores mais experientes podem querer testar as suas capacidades no Parque Nacional de Great Basin, no Nevada, onde é provável que avistem veados-mula a saltitar entre os pinheiros cobertos de neve.
Como o Parque Nacional de Grand Teton tem uma orientação norte-sul, pode ser difícil obter uma imagem do pôr do sol. Alguns dos melhores locais para fotografar o sol a esconder-se atrás dos cumes cobertos de neve são Snake River Overlook (que ficou famoso devido a Ansel Adams), Schwabacher Landing e Signal Mountain Summit Road.
A vaga de turistas durante o verão neste parque de 890.000 hectares torna Yellowstone (localizado maioritariamente no Wyoming) no quarto parque nacional mais visitado do país, mas o seu cenário é igualmente deslumbrante no inverno, com quilómetros de trilhos cobertos de neve que podem ser explorados a esquiar ou com calçado para a neve.
O Grand Canyon, no Arizona, brilha ao nascer do sol, sobretudo quando a luz atinge a neve. Absorva as paisagens deste parque deslumbrante em Yavapai Point, que oferece vistas inigualáveis do desfiladeiro.
Os nevões podem obrigar ao encerramento das rotas em torno do Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado, mas é aí que começam as aventuras ao ar livre, como a escalada no gelo e o montanhismo de inverno. Dirija-se ao Estes Park para praticar esqui cross-country, ou para a Hidden Valley Snow Play Area, para fazer passeios de trenó em família.
A partir de Pinnacles – um dos 66 miradouros espalhados pela Skyline Drive – vislumbre a vista panorâmica do Parque Nacional de Shenandoah, na Virgínia. Uma das melhores vistas fica a 11 quilómetros de distância, em Marys Rock, cujo cume se eleva a mais de 1.000 metros.
A terceira maior residência em penhascos, no Parque Nacional de Mesa Verde, no Novo México (a seguir a Cliff Palace e Long House), a Spruce Tree House contém cerca de 130 quartos e oito kivas, ou câmaras cerimoniais. Esta residência, descoberta em 1888 por dois guardas florestais locais, foi construída por antepassados dos povos Pueblo entre 1211 e 1278.
Localizado nos limites da Mount Baker Scenic Byway, o Mount Shuksan (cujo nome tem origem na palavra Lummi para “pico elevado”) é o segundo pico mais alto do Parque Nacional de North Cascades, no estado de Washington, e apresenta uma rota listada na American Alpine Institute's Fifty Classic Climbs of North America.
Grande parte dos mais de mil glaciares no Parque Nacional e Reserva de Glacier Bay, no Alasca, estão amontoados no alto das montanhas, mas alguns ficam perto do mar. Para quem chega de barco, o Glaciar Margerie, com quase dois quilómetros de largura, é uma das atrações principais. Estendendo-se ao longo de mais de 33 quilómetros, este glaciar de água de marés começa nos campos nevados da cordilheira Fairweather, que atinge elevações de mais de 2.700 metros de altura, e estende-se até Tarr Inlet.
No Dakota do Sul, os mantos de neve cobrem o solo íngreme e torres impressionantes do desfiladeiro de Badlands, cujas camadas de rocha despojada foram formadas há dezenas de milhões de anos.
O Parque Nacional de Arches, em Utah, é pontilhado por mais de 2.000 arcos de pedra natural vermelha, mas o Delicate Arch é um dos mais famosos do parque – e do mundo. Descrito como “o arco mais delicadamente esculpido em toda a área”, a caminhada até aqui durante o inverno é tudo menos delicada. A vista, porém, faz com que valha a pena aventurarmo-nos pelos trilhos cobertos de gelo.
O Parque Nacional de Great Sand Dunes, no Colorado – que tem algumas das dunas de areia mais altas do país – assume uma aparência diferente quando está coberto de neve. Explore os trilhos gelados e as florestas para além das dunas com calçado para a neve ou esquis. Dica: Fique atento às doninhas de cauda longa, cujo pelo branco de inverno é camuflado pela neve.
A maior erupção vulcânica do século XX (que durou 60 horas) inspirou o nome do Vale das Dez Mil Fumarolas do Parque Nacional de Katmai, no Alasca, onde o vulcão colapsado criou um lago na caldeira.
Três rebanhos diferentes de caribus abrem caminho através dos chamados Portões do Ártico, onde grupos indígenas têm vivido nos últimos 11.000 anos. Atravesse o Círculo Polar Ártico enquanto explora uma paisagem subártica no Alasca e a cultura Nunamiut local com uma visita ao Anaktuvuk Pass Village.
Acelere pela Floresta Nacional de Dixie numa mota de neve, cruzando os mais de 30 quilómetros de trilhos do Parque Nacional de Bryce Canyon, em Utah, como o Badger Loop e o Dave’s Hollow.
A pesca no gelo é um passatempo de inverno muito popular no Parque Nacional de Acadia, no Maine, onde as barracas de pesca ao longo do lago Eagle têm vista para a Cadillac Mountain – o ponto mais alto da costa do Atlântico Norte – a erguer-se à distância.