Projeto documental de Bernardo Conde valoriza a diversidade humana

O projeto de fotografia e vídeo “Os Outros – pessoas como nós” tem como pano de fundo a pandemia e a consequente distância criada entre pessoas e nações.

Por Filipa Coutinho
Publicado 20/05/2022, 16:06

    

Fotografia por Bernardo Conde

Em tempos difíceis, Bernardo Conde continua a viver inquieto e a partilhar o seu encanto pela vida humana, desta vez sob o mote "Os Outros - pessoas como nós”. Este é o seu mais recente projeto de fotografia e vídeo, exposto no Teatro Aveirense até 8 de junho.

“Falamos sempre dos outros, mas se calhar é preciso ouvi-los para percebermos que são pessoas como nós”, sugere o fotógrafo. A iniciativa contempla uma exposição de fotografia, um documentário e um livro, produzidos durante a pandemia, perante a consequente distância criada entre pessoas e nações. Uma distância física, mas não uma distância humana.

Esquerda: Superior:

O projeto do fotógrafo teve como foco pessoas que habitam ou visitaram Aveiro em 2021.

Direita: Inferior:

Anisa Subekti vive atualmente em Portugal e passou por Aveiro no ano passado.

fotografias de Bernardo Conde

Apresentado no Salão Nobre do Teatro Aveirense, este projeto teve por base dezenas de encontros do fotógrafo e líder de viagens com pessoas que vivem ou passaram por Aveiro em 2021, formando um bonito e enorme mosaico de personalidades distintas que celebram a singularidade e a diversidade da nossa existência. Numa altura em que a desconfiança se instalava, por medo de infeção ou desconhecimento dos perigos da doença, este projeto procurou afirmar a necessidade da solidariedade entre conhecidos e desconhecidos, mostrando que o que nos une é mais forte do que o que nos separa.

Segundo o autor, o projeto busca captar a essência de cada pessoa, na descoberta do que as move, do que sentimos que o mundo precisa, do que nos aproxima enquanto seres humanos com origens diferentes, profissões variadas, vidas distintas, mas tão próximas do que nos faz ser... humanos.

O projeto “Os Outros - pessoas como nós” integra-se na estratégia Cultura em Tempos de (In)Certeza, criada pela Câmara Municipal de Aveiro como apoio ao setor cultural durante o período de pandemia, de que já resultaram várias obras. Para este trabalho foi escolhido o fotógrafo e documentarista aveirense Bernardo Conde, pela sua ampla experiência de viagem, contacto regular com outros povos e organização do evento Exodus Aveiro Fest.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 8 de junho, de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00, no Salão Nobre do Teatro Aveirense. 

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Fotografia
Yann Arthus-Bertrand é a Personalidade Exodus 2018 e Vem a Portugal
Fotografia
As Fotografias que Acompanham os Refugiados Sírios
Fotografia
David Doubilet e Jennifer Hayes: “Estávamos tremendamente enganados. O oceano é frágil e finito.”
Fotografia
Estas fotografias estão entre as favoritas dos nossos 200 milhões de seguidores no Instagram
Fotografia
Exposição mais visitada da National Geographic chega a Braga

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados