Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Alamy
Thor Persegue os Anões, de Richard Doyle, 1878. As representações deste deus escandinavo têm variado ao longo dos séculos – mas alguns temas permanecem consistentes.
Um encontro da extrema-direita alemã em Schmidt-Knobeldorfer, no exterior da Prisão de Spandau, para assinalar o 31º aniversário da morte do braço-direito de Hitler, Rudolf Hess. As imagens que evocam a ética de batalha viking e personagens da mitologia nórdica – como esta imagem de uma figura parecida com Thor na t-shirt por baixo do lema ‘Tempo Trovejante’ – têm sido apropriadas por supremacistas brancos e pela extrema direita nos últimos anos. O ‘xamã’ da teoria da conspiração QAnon, Jack Angeli, que foi uma figura muito fotografada nos distúrbios do Capitólio dos EUA no início de 2021, exibia várias tatuagens – incluindo o martelo de Thor – que remontam à mitologia nórdica.
Este molde do século X, da coleção do Museu de Copenhaga, pertencia a um artesão que o usou para fundir crucifixos cristãos e pingentes do martelo de Thor, como nos dois exemplos à esquerda.
Outra representação de Thor a lutar contra a Serpente do Mundo – narrada na Húsdrápa de Edda em Prosa – uma gravura em pedra encontrada em Altuna, Uppland, na Suécia.
A Pedra de Pesca de Gosforth, nome pelo qual é conhecida, é uma gravura do século X que está na Igreja de Santa Maria, na vila de Gosforth, em Cúmbria, e retrata Thor e Hymir a pescar a Serpente do Mundo. Esculpida na época dos vikings, esta imagem da mitologia nórdica demonstra a força da influência nórdica na Grã-Bretanha naquela época.
A placa da vila de Thursley – a ‘lee’ de Thor, ou clareira – em Surrey, é mais uma das várias formas pelas quais o nome de Thor ficou associado à nomenclatura da vila, um sinal inconfundível de adoração ou reconhecimento.
Uma das primeiras representações recuperadas de Thor é esta escultura que se presume representar o deus do trovão a pescar a ‘Serpente do Mundo’ – uma placa de bronze encontrada em Ostergotland, na Suécia. Estima-se que seja do século VIII.
A capa de Edda em Prosa, um influente texto do século XIII de Snorri Sturluson, que juntamente com Edda em Verso captou muitas das mitologias orais dos séculos anteriores e contém os contos e personagens aos quais Thor está atualmente associado. O seu martelo Mjöllnir está retratado à esquerda, o segundo a partir de cima.
As marés vermelhas, um tipo de flor de algas nocivas, colorem a água ao longo da costa da Colúmbia Britânica no Canadá com um tom laranja enferrujado.