Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Andrea Bruce
Depois de os talibã terem sido derrubados em 2001, as mulheres puderam assumir funções de maior destaque no governo, embora ainda fosse perigoso. Em 2019, Marjan Mateen, vice-ministra da Educação, dirige-se para uma reunião acompanhada por um guarda armado.
17 de janeiro de 2021: Fora da “Zona Verde” fortificada, a vida continua como habitual. Em Dupont Circle, no noroeste de Washington D.C., Winter Smith, de 6 anos, prepara-se para fazer um piquenique com a sua mãe, Sydney Smith, e a sua tia, Mikaela Smith. “Gostávamos de poder celebrar a tomada de posse, mas não podemos ir”, disse Mikaela Smith.
19 de janeiro de 2021: As ruas que normalmente estão congestionadas em torno da estação de metro Union Station estão abertas, mas há poucos carros. Esta estação de metro foi encerrada temporariamente, mais uma das muitas precauções de segurança implementadas nesta semana.
19 de janeiro de 2021: Nos dias que antecedem a tomada de posse, embora as ruas estejam assustadoramente silenciosas, o receio de violência é visível por toda a cidade. Na área em torno do Capitólio, funcionários do governo removem latas do lixo por razões de segurança.
“Reena Bihari, operária numa fábrica, observa a vida noturna em Bangalore, na Índia, a partir do terraço do seu dormitório. Ela vem de uma pequena aldeia onde as mulheres da sua idade, pela primeira vez, são encorajadas a trabalhar na grande cidade, em vez de serem forçadas a casar. Eu lembro-me da noite em que tirei esta fotografia. Ela estava a observar o mundo dos homens nas ruas em baixo, a brisa quente parecia emanar da própria rua. Era a primeira vez que Bihari estava num edifício com mais de um piso. Ela disse que se sentia poderosa. A perspetiva tem um papel enorme na nossa perceção do mundo. É por isso que é importante termos fotógrafos de todo o lado – incluindo mulheres.”
Rose Dena, 85 anos, esforça-se para limpar o que sobrou da sua casa, no Haiti, mais de um mês depois do furacão Matthew ter assolado a região, em outubro de 2016.
Baby, uma rapariga de 10 anos em Safeda Basti, Índia, encontra-se gravemente subnutrida. A diarreia e a nutrição deficitária são comuns neste bairro extremamente carenciado, explica-nos o profissional de saúde Balram Yadare. “As crianças não estão a crescer, e a desenvolver as suas capacidades ao ritmo adequado.” Há falta de casas de banho, e nem sempre há água para lavar as mãos.
Após diversas instituições de caridade terem investido cerca de 24 000 euros na instalação de uma conduta de esgotos em Safeda Basti, 62 famílias construíram casas de banho próprias, algumas das quais nos terraços de suas casas (em baixo, à esquerda). Contudo, sem qualquer outra canalização, a maioria dos residentes continua a ter de ir buscar água à rua, para as descargas de autoclismo e lavagem das mãos.