Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Cal Tech
Alguns astrónomos acreditam que um planeta desconhecido, com cerca de seis vezes a massa da Terra, está escondido nos confins do sistema solar.
O núcleo de Saturno, que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra, está preenchido com uma mistura de hidrogénio, hélio, gelo e rocha.
Desde o início de 2019 que o sismómetro da sonda InSight da NASA recolhe dados cruciais para compreender a estrutura interna de Marte. Graças à InSight, os cientistas já determinaram o tamanho do núcleo do planeta, bem como outras características da sua crosta e manto.
Observatório de ondas gravitacionais LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory). O LIGO é composto por dois interferómetros de Michelson com braços de quatro quilómetros, situados um em Hanford (imagem da esquerda) e o outro em Livingston (à direita), nos Estados Unidos da América. Os detectores estão separados por mais de 3000 quilómetros para que se possa distinguir os sinais de ondas gravitacionais em relação ao ruído. Só quando ambos detectam sinais semelhantes se considera que houve uma detecção de ondas gravitacionais.
Representação bidimensional do poço gravitacional criado pelo Sol e a Terra. Os corpos com massa curvam a “esquadria” do espaço-tempo, dilatando o tempo e contraindo o espaço. Assim, os relógios andam tão mais devagar e as distâncias são tão mais curtas quanto maior for a curvatura do espaço-tempo. Estas deformações são tão maiores quanto mais massa tiverem os corpos.
O conceito deste artista ilustra um buraco negro supermaciço, que é um objeto imensamente denso infundido nos corações das galáxias.