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Página do Fotógrafo
Esther Horvath
O navio Agulhas II atravessa camadas espessas de gelo no Mar de Weddell, que continua a ser uma das regiões mais remotas e inóspitas do planeta.
Kerry Taylor (esq.) J.C. Caillens e Frédéric Bassemayousse (dir.) da equipa Sub-sea e tripulação do S.A. Agulhas II, recuperam um AUV após um mergulho no Mar de Weddell para procurar o navio Endurance de Ernest Shacklaton.
Um lago derrete na forma de um coração no gelo espesso do Oceano Ártico.
Esquerda: Susanne Spahic (à esquerda) e Till Dürrenberger, com fatos completos de combate a incêndios, treinam o resgate de uma pessoa na proa de um navio, cercados de fumo denso. Os formandos têm de descer dois andares, encontrar um manequim e transportá-lo para o convés do navio. Direita: Durante o treino, os participantes cobrem os seus rostos com uma máscara de plástico azul que simula a baixa visibilidade de um navio coberto pelo fumo das chamas. Durante a simulação, as temperaturas são muito elevadas, fazendo com que o resgate seja fisicamente desgastante.
Esquerda: Enquanto estiver a bordo do Polarstern, Maria Josefa Verdugo vai fazer investigações para o seu doutoramento. Nesta imagem, Maria está a vestir um fato de mergulho adaptado às condições do Ártico, para treinar. Direita: Os formandos atiram-se de uma plataforma de 4 metros e meio de altura para mergulhar na água.
Manutenção do Polarstern em doca seca, antes de a embarcação iniciar a sua longa viagem ao Ártico. Mais quatro quebra-gelo da Suécia, da China e da Rússia vão ajudar a transportar pessoas e mantimentos, de e para o navio, ao longo do ano.
O comandante Stefan Schwarze, que ajuda a expedição MOSAiC há dois anos e é líder do navio desde 2005, diz: "... durante a expedição, enquanto mestre do Polarstern, tenho autoridade máxima".
Lutz Peine, oficial náutico do Polarstern, a descansar depois de concluir o treino de sobrevivência, onde os participantes mal conseguem dormir duas ou três horas – quando conseguem.
Thomas Wolf Wunderlich, comandante do Polarstern durante as etapas 4, 5 e 6 da expedição. As primeiras 3 etapas são lideradas pelo comandante Stefan Schwarze.
Entre outubro e março, os que ficam no navio vão testemunhar o inverno do Ártico, um período de frio intenso com pouca luz. No gelo, estes fatos serão usados para proteger os cientistas das condições inóspitas.