Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Felipe Fittipaldi
Nesta imagem vemos bancos de areia e o assoreamento do rio Paraíba do Sul perto da cidade de Campos dos Goytacazes. A acumulação de sedimentos provocada pelas barragens torna o fluxo do rio cada vez mais fraco perto do delta, incapacitando-o de proteger Atafona das ondas do oceano.
Uma casa em Atafona que foi destruída pelo mar.
A paisagem decadente de Atafona revela a crise entre homem e natureza. As dunas desta cidade ocultam cerca de 400 edifícios, incluindo casas, hotéis, um posto de abastecimento e igrejas.
José Luiz Rosa é pescador e vive na Praia de Atafona. José perdeu três casas nos últimos anos devido às ondas.
Uma rua enterrada pela areia em Atafona. Desde a década de 1960, 14 quarteirões desta cidade desapareceram no mar.
Habitantes de Atafona brincam nas ruínas da cidade, que perdeu 14 quarteirões devido à subida do nível mar e erosão da areia. Durante a maré baixa, é possível ver edifícios que foram tomados pelo mar há décadas.
Oficiais do Grupo de Inspeção Especial da agência brasileira de proteção ambiental, IBAMA, desmontam um trator que estava a ser usado em operações ilegais de mineração, no Território Indígena Roosevelt, no estado de Rondônia. O presidente Jair Bolsonaro prometeu legalizar a prospeção de minerais em terras indígenas, por toda a Amazónia brasileira, levantando preocupações sobre a devastação ambiental generalizada e sobre a divisão entre as comunidades nativas.
Um oficial solitário do IBAMA a vigiar uma serração em Boa Vista do Pacarana, na Rondônia. Em julho de 2019, agentes da agência de proteção ambiental descobriram irregularidades generalizadas nos inventários das serrações. A agência afirma que grande parte da madeira é extraída ilegalmente de 3 reservas indígenas nas proximidades.