Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Kris Graves
Um mês depois de George Floyd ter sido assassinado enquanto estava sob custódia de polícia no Minnesota, Kris Graves fotografou os monumentos remanescentes da Confederação em Richmond, na Virgínia. “Numa noite já tarde, na Monument Avenue repleta de estátuas, deparei-me com projeções do artista Dustin Klein no monumento de Robert E. Lee”, escreve Kris Graves. “Ficámos ali e assistimos a uma rotação aparentemente interminável de vidas negras que terminaram nas mãos da polícia.” O agente Derek Chauvin foi condenado pelo assassinato de George Floyd um ano depois, mas Kris Graves escreve que “isto continua a ser uma epidemia nos Estados Unidos”.
O Monumento da Confederação de Tuskegee foi erguido em 1906 pelas Filhas Unidas da Confederação. Depois de ter sido vandalizado em junho, o monumento foi coberto com uma lona azul pela cidade de Tuskegee, que está a tentar encontrar uma forma de o remover completamente.
Enquanto os manifestantes do movimento Black Lives Matter saíam à rua para protestar contra a brutalidade policial, desencadeou-se um vasto reconhecimento racial que levou muitas pessoas a exigirem a remoção dos monumentos dos soldados confederados que lutaram para manter a escravatura nos EUA. Em Richmond, na Virgínia, o fotógrafo Kris Graves captou o momento em que os ativistas transformaram uma estátua do general confederado Robert E. Lee num memorial a George Floyd. “Isto resume por completo os tumultos políticos deste ano e como estes tipos de crenças estão profundamente enraizados em ambos os lados”, diz Whitney Johnson. Através dos nossos processos padrão de coloração de imagem, a National Geographic mitigou 10 situações em que a palavra “F” era visível na fotografia. “É um passo que raramente damos”, escreve a editora Susan Goldberg na edição de janeiro. “Acreditamos que destacar a fotografia é mais importante do que tirar a ênfase de um determinado palavrão; a coloração não afeta a mensagem ou o seu impacto.”