Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Mark Fisher
Tom Matthews.
Em maio de 2019, alpinistas aguardavam na fila de espera para chegar ao topo do Monte Evereste. O fluxo de pessoas que chega ao cume todos os anos acaba por deixar inadvertidamente a sua marca na montanha na forma de pequenos detritos de plástico que se soltam dos materiais sintéticos que geralmente são usados no fabrico de vestuário para atividades ao ar livre.
Esquerda: A mais de 8000 metros acima do nível do mar, a equipa de alta altitude trabalha para configurar a estação meteorológica automatizada a funcionar no local mais alto do mundo. Planearam colocar a estação mais perto do cume, mas decidiram voltar para trás por causa da multidão. Direita: Depois de decidir abandonar a tentativa de subir até ao cume, a equipa monta a sua última estação meteorológica no Balcony do Evereste. Durante o processo, perceberam que tinham deixado uma peça imprescindível do equipamento para trás: a peça para os sensores de vento do sistema. Determinada a completar o trabalho, a equipa utilizou o cabo de uma pá para prender os sensores.
Esquerda: Uma fila de alpinistas atravessa a cascata de gelo de Khumbu. A primavera de 2019 foi assolada por multidões, forçando a equipa científica a adiar um dia a tentativa de subida, na esperança de evitar longas filas e atrasos. Direita: Dawa Yangzum Sherpa sobe uma escada na cascata de gelo de Khumbu. Foi a primeira mulher do sul da Ásia a receber uma certificação da International Federation of Mountain Guide Association (IFMGA), e ajudou os cientistas a subir e descer a montanha para colocarem as estações meteorológicas e perfurarem amostras de gelo.
Chris Millbern opera um drone para completar a coleção de dados de fotogrametria mais pormenorizada do acampamento-base do Evereste alguma vez realizada. O estudo utilizará fotografia aérea para calcular as medidas e distâncias, ajudando a criar um mapa mais preciso da área.
Inka Koch tira uma amostra de neve da superfície perto do cume de Lobuche. Os Himalaias fornecem água a cerca de um quarto da população mundial e os cientistas esperam utilizar dados da expedição para melhor compreender o impacto das alterações climáticas na montanha e nos seus recursos.
A equipa celebra o sucesso da sua instalação final da estação meteorológica, que já começou a enviar dados de volta para um servidor da National Geographic.
Os cientistas climáticos Baker Perry e Tom Matthews, juntamente com uma equipa de xerpas, constroem uma estação meteorológica automática no The Balcony (A Varanda) do Monte Everest. A estação, situada 8400 metros acima do nível do mar, é a mais alta já instalada - atingindo a corrente de jato subtropical, uma faixa de ventos poderosos que circundam o mundo em grandes altitudes e são notoriamente difíceis de rastrear.
Lhotse, perto do Monte Evereste, é a quarta montanha mais alta do mundo.