Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Nora Lorek
Quando a guerra começou no Sudão do Sul, centenas de milhares de pessoas fugiram para o Uganda, carregando os seus pertences em lençóis. A fotógrafa Nora Lorek fez retratos de famílias com os seus lençóis como pano de fundo, e alguns deles foram publicados na edição de maio de 2018.
Susan Meneno com a filha de um ano, em frente ao campo de girassóis da sua família, no campo de refugiados de Bidibidi, no Uganda. Na sua família ninguém tem emprego, mas alguns ganham dinheiro com as colheitas, e Susan sonha em abrir um negócio de confeção de roupas.
Knight Mai (à esquerda) e Florence Stima (à direita), sul-sudanesas, trabalham num salão em Bidibidi, um campo de refugiados no Uganda. Cada uma ganha menos de 5 euros por semana. As pequenas empresas preencheram as áreas de mercado, mas o potencial de trabalho do campo tem sido pouco aproveitado pelas empresas privadas.
A maioria dos habitantes do campo de refugiados de Bidibidi, no Uganda, são crianças, muitas das quais trabalham para ajudar as suas famílias. Com uma pequena loja que fica perto da sua casa, na Zona 5, Steven Ladu, de 13 anos, vende doces.
No Sudão do Sul, Rose Asha Sillah, na fotografia com a filha, ajudou a abrir uma empresa madeireira que cresceu para uma operação de 35 funcionários. No campo de refugiados de Bidibidi, no Uganda, Asha fundou um centro para mulheres que ensina a bordar e ensina técnicas de agricultura a cerca de 400 mulheres. Sem instituições financeiras, até os empreendedores mais inovadores têm dificuldades, mas Asha acredita que vale a pena. "Vamos passar 10 anos a chorar pelo Sudão do Sul? Precisamos de olhar em frente."
Susan James, 10, holds her clay doll.
Omar Basir, um menino de uma das aldeias de Bidibidi, com uma boneca e um carro feitos de barro.
Esquerda: Susan James, 10 anos, segura a sua boneca de barro ; Direita: Simon Ayole, 13 anos, colou tranças de cabelo ao seu boneco de barro.
Esquerda: Um menino a brincar com um saco de plástico atado a um cordel ; Direita: James Lokusan, 10 anos, puxa um camião de brincar nas estradas de terra de Bidibidi.
Carros e camiões de cartão artesanais, Peter Mandela (esquerda), Wane Samuel e Cosmas Amule (centro), e Joghua Burkene (direita) em Bidibidi. A maioria dos ocupantes do campo são crianças.